O que é hirsutismo?
26 junho 2018 |
Compartilhe:

Hirsutismo é a presença de excesso de pelos em áreas que normalmente não há pelos nas mulheres, principalmente escuros e grossos. Essas áreas são hormônio-dependentes, ou seja, respondem à ação de hormônios masculinos.

Algumas pessoas têm uma quantidade de pelos maior que outras, mas apenas o aparecimento de pelos nessas áreas dependentes de hormônio é considerado hirsutismo. Essas áreas estão na face (buço e mento/queixo), tronco (tórax e mamas, linha central do abdome) dorso, região lombar e de nádegas, bem como raiz das coxas e braços.

Pelos em excesso, principalmente aqueles de aparecimento mais rápido, não são normais e devem ser investigados pelo médico ginecologista. Os pelos podem ser um sinal de que há algum problema hormonal. As causas mais comuns de hirsutismo são a síndrome dos ovários policísticos, problemas na glândula suprarrenal, uso de medicamentos e até mesmo tumores produtores de hormônios masculinos. Num número pequeno de casos, a origem do aumento de pelos pode não ser identificada (hirsutismo idiopático).

Para realizar um tratamento adequado é importante saber a causa. Após a consulta e o exame físico, o médico pode pedir alguns exames de laboratório para identificar onde se origina o aumento de hormônios e tentar corrigi-lo. Há vários tipos de tratamento que podem variar de medicações de uso oral, métodos físicos (laser, remoção por pinça ou depilador) ou químicos.

O tratamento com medicamento via oral, normalmente lança mão de anticoncepcionais orais, que podem ser associados a medicações que bloqueiam a ação dos hormônios masculinos na pele. Em geral, esse tratamento tem ação relativamente lenta e deve durar no mínimo 6 meses. É importante que seja feito um acompanhamento de perto para monitorar a resposta de cada paciente.

 

Dra. Grazieli Sassi

Professora titular da Universidade de Passo Fundo

Título de especialista em Ginecologia e Obstetrícia – TEGO

Pós graduação em Ultrassom ginecológico e obstétrico – EURP

Pós graduação em Videohisteroscopia – FELUMA

Atendimento na Rua Flores da Cunha, 900, sala 05 – Ibirubá

3324-3704 – 98424-3704