1º Programa Saúde Preventiva do Homem e da Mulher Rural foi realizado em Ibirubá
2 dezembro 2019 |
Compartilhe:
Na mesa de honra, o presidente da Câmara de Vereadores de Ibirubá, Dácio Azevedo de Moraes representando o Legislativo Ibirubense,  vice-prefeito de Quinze de Novembro, Paulo Prante,  prefeito municipal de Ibirubá Abel Grave, Presidente do Sindicato Rural Elmar Konrad, Supervisor do SENAR, Gelson Dal Belo, Secretária da Saúde Dileta Chagas, Marlene Spilmann, Secretária da Saúde de Quinze de Novembro, Sandra Vieira, Coordenadora de Promoção Social do SENAR e o presidente do Sindicato Rural de Ibirubá, Leonir Fior.

Bom número de produtores rurais participou na sexta-feira, 29, do 1º Programa Saúde Preventiva do Homem e da Mulher Rural em Ibirubá. A iniciativa foi uma parceria entre o SENAR e o Sindicatos Rural de Ibirubá com apoio da prefeitura.

O 1º Programa contou com várias palestras sobre a temática da saúde da mulher e do homem, além de alguns exames, que iniciaram as 8h, com coleta de sangue para os previamente inscritos, testes rápidos de HIV, Síflis, Hepatites B e C, exames cipatológicos e mamografia. Durante todo o dia aconteceram palestras sobre “práticas integrativas, autocuidado e saúde”, “câncer de próstata”, “atividade física e qualidade de vida”, “prevenção de acidentes”, “câncer de mama e de útero” e “saúde mental. Ao meio dia foi servido almoço aos presentes. O Evento contou também coma a participação do Primeira Infância Melhor, avaliação nutricional, orientações de higiene bucal e exposição de artesanato e brinquedos para as crianças.

Com as ações em Jaboticaba e Ibirubá, o SENAR-RS encerra o ano com a promoção de seis ações do Programa Saúde Preventiva do Homem Rural e da Mulher Rural. O programa deu tão certo, que segundo o representante do SENAR, ele terá continuidade em 2020.