5 de agosto: Dia Nacional da Vigilância Sanitária
5 agosto 2018 |
Compartilhe:

O Dia Nacional da Vigilância Sanitária é comemorado no dia 5 de agosto, data do aniversário de Oswaldo Cruz, maior nome da história da vigilância sanitária no Brasil. A comemoração visa promover a conscientização da população com a divulgação e esclarecimentos sobre a importância da Vigilância Sanitária no cotidiano das pessoas e está de acordo com a Lei nº 13.098/15.

Mesmo que não a veja, a vigilância sanitária (VISA) é responsável por proteger a saúde da população e prevenir seu adoecimento, estando presente no dia-a-dia: ao fazer a higiene matinal, ao consumir alimentos no café da manhã, ao utilizar produtos de perfumaria.

O fiscal municipal José Roberto Rech, responsável pela VISA em Tapera, destaca que a vigilância sanitária fiscaliza os alimentos, medicamentos, saneantes, cosméticos, produtos relacionados a saúde para o consumo humano, serviços de saúde e de interesse a saúde: “quando a pessoa precisa de atendimento numa Unidade Básica de Saúde ou Hospital, a VISA está presente para fiscalizar as condições sanitárias desses locais. Se precisar de exames, medicamentos ou outros serviços, a vigilância sanitária trabalha para garantir a qualidade desses serviços. O mesmo acontece nas escolas, nos salões de beleza e em todos os locais”, explicou.

A sociedade pode e deve fazer também o papel de vigilante, buscando seus direitos como cidadão, para que a sua saúde não corra risco. Seja um vigilante voluntário e busque os seus direitos.

Parabéns aos fiscais sanitários!