Saúde
A experiência e conhecimento de Vera Rossatto Bohrz na promoção do verdadeiro RPG (Reeducação Postural Global)
24 dezembro 2018 | Saúde
Compartilhe:

Dores nas costas e no ciático, inflamações articulares, tensões nos músculos, labirintite, enxaqueca, disfunção temporo mandibular, dentre outros sintomas… Quem nunca passou por pelo menos uma dessas desagradáveis experiências? Saiba que é possível tratar esses e muito outros problemas de uma forma segura, eficaz, individualizada e, sobretudo, sem dor.

O extenso conhecimento e sólida experiência da fisioterapeuta Vera Rossatto Bohrz têm produzido resultados que falam por si só, mas nada impede que comentemos um pouco mais sobre a trajetória dessa profissional que há 18 anos atende a cidade de Ibirubá e região.

A afinidade da Fisioterapeuta com a área da saúde remonta 35 anos atrás, quando optou cursar, concomitantemente, Ensino Médio e Técnico em Enfermagem, fazendo parte da primeira turma do Colégio Santíssima Trindade, na cidade de Cruz Alta.

Após, já graduanda do curso de Fisioterapia da UFSM, realizou estágio junto à afamada AACD (Associação de Assistência a Criança Deficiente) de São Paulo, formando-se no ano 1989. Desde então, realizou pós-graduação em Comunicação e Saúde pela UFRGS, pós-graduação em Didática pela CENSUPEG, e, mais recentemente, finalizou o curso de Microfisioterapia (técnica inovadora e assunto da próxima matéria), ofertado pelo Instituto Salgado Filho de Porto Alegre.

Entretanto, para a ft. Vera, o que considera um grande “divisor de águas” em sua carreira, responsável pela sua realização nos atendimentos dos pacientes nos últimos 12 anos, foi o encontro com o método RPG em 2004, quando concluiu as primeiras etapas do curso da escola de Souchard, também na capital de São Paulo.

Tendo em vista que método original do RPG atende a uma padronização metodológica, a Fisioterapeuta Vera seguiu trabalhando e estudando para que o mesmo RPG da Europa ou dos Estados Unidos pudesse ser aplicado em sua clínica em Ibirubá, atualmente a única que possui as credenciais oficiais para exercer a técnica na cidade.

 

Mas o que é o RPG?

A Reeducação Postural Global, ou RPG, é um método da fisioterapia que trata as desarmonias do corpo humano levando em consideração as necessidades individuais de cada paciente, já que cada organismo reage de maneira diferente às agressões sofridas. É um método revolucionário que considera os sistemas muscular, sensitivo e esquelético como um todo e procura tratar, de forma individualizada, os músculos que se diferenciam na estrutura. Criada na França, em 1980, pelo fisioterapeuta francês Philippe E. Souchard, a RPG é um método realizado, exclusivamente, por fisioterapeutas. Philippe E. Souchard tem 14 livros publicados sobre o método RPG traduzidos para o português, inglês, espanhol, italiano e alemão.

Atualmente a RPG é ministrada aos fisioterapeutas por Philippe E. Souchard e sua equipe em 18 países incluindo o Brasil, onde na cidade de São Paulo criou um instituto Philippe Souchard em 1999. Já formou mais de 22.000 fisioterapeutas em várias partes do mundo por sua eficácia e abrangência vem ganhando notabilidade no meio científico o que colabora para sua consolidação.

 

Princípios:

A técnica de RPG não visa apenas atender pacientes que estejam sentindo dor, mas também aqueles que buscam encontrar um melhor equilíbrio e viver em harmonia com o corpo.

  • Individualidade: cada ser humano sente e reage de maneira diferente.
  • Casualidade: a verdadeira causa do problema pode estar distante do sintoma. A RPG remonta da consequência a causa.
  • Globalidade: não trata partes isoladas e sim o corpo como um todo.

 

Em quais patologias a RPG é indicada?

Para diversas patologias clínicas. Abaixo alguns exemplos:

  • Ortopédico: Ex.: Pés planos e cavos, joelho valgo e varo, joanetes, escoliose, hiperlodose, hipercifose, torcicolo, dor cervical e lombar, etc.
  • Neurológico: Ex.: hérnia de disco e labirintite.
  • Reumatológico: Ex.: Artrites, artrose, bursite, tendinite, esporão de calcâneo, etc.
  • Respiratóreo: Ex.: Asma, bronquite, etc.
  • Somáticos: Ex.: Stress, distúrbios circulatórios, distúrbios digestivos, disfunção temporo mandibiular (DTM), etc.

 

Como funciona o tratamento?

Respeitadas as pormenoridades de cada caso, para se obter um resultado positivo com RPG são necessárias sessões semanais de 1 hora, podendo chegar até 3 sessões nos casos de maior gravidade. O tratamento é indicado para todas as faixas etárias acima de 10 anos.

 

Formações avançadas em RPG:

Além da formação básica em RPG na escola de Philippe Souchard, a fisioterapeuta realizou outros 4 cursos complementares, considerados altamente estratégicos para a melhor aplicação da técnica. São eles:

– Curso avançado em escoliose;

– Curso avançado em patologias articulares;

– Curso avançado em interpretação de exames radiológicos;

– Curso avançado em patologias cervicais.

 

Informações e agendamento de consultas

Assim, caso tenha interesse em saber mais sobre o RPG ou sobre a microfisioterapia (tema da próxima matéria), conheça a Clínica Compostura, situada na Rua Firmino de Paula, 875, Ibirubá, ou ligue nos telefones (54) 3324-3422 e (54) 99175-9600.