Ambiente
Ação educacional orienta estudantes sobre a importância dos rios
17 junho 2017 | Ambiente
Compartilhe:

Ibirubá – Um projeto desenvolvido por duas cooperativas de Ibirubá – Coprel e Cotribá – proporcionou a mais de 500 estudantes uma manhã de aprendizados sobre um recurso precioso: a água. A atividade, que contemplou a apresentação de uma peça de teatro e distribuição de brindes, foi realizada na tarde na última terça-feira (13), na Casa de Cultura Osvaldo Krames, reunindo as turmas de 6º ano das escolas de Ibirubá, Selbach, Quinze de Novembro, Fortaleza dos Valos e Boa Vista do Incra. O evento teve o apoio do Coaju (Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí)

A atividade foi proposta visando conscientizar o público infantil sobre a importância dos rios, englobando a preservação das matas ciliares, a destinação correta do lixo e o uso consciente da água. A Cotribá e a Coprel apoiaram o projeto, incentivando a educação ambiental e também o trabalho de forma cooperativa, reunindo diferentes entidades em prol de um objetivo comum.

Os estudantes acompanharam a peça teatral “Segredos do Rio”, uma história que conta a luta para a preservação de um rio, apresentada pelo grupo teatral “A Turma do Dionísio”. Também foi apresentada a exposição fotográfica “Caminho das Águas”. Cada participante ainda recebeu um copo ecológico, com o objetivo de reforçar aos estudantes os conceitos de reutilização de materiais, evitando a produção desnecessária de lixo. No encerramento da programação, foi servido lanche aos alunos, e cada escola recebeu mudas de árvores nativas distribuídas pelo Condema – Conselho de Defesa do Meio Ambiente, do município de Ibirubá.

A atividade, além de fazer parte das programações da Semana do Meio Ambiente, também contempla a programação do Dia de Cooperar, que promove ações beneficentes desenvolvidas por cooperativas de todo o país.