Saúde
Agosto terá a Semana de Vacinação do Adolescente
12 agosto 2017 | Saúde
Compartilhe:

O Programa Nacional de Imunizações e o Ministério da Saúde mantém um calendário vacinal destinado a adolescentes de dez a 19 anos

A Secretaria Estadual de Saúde, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, promovem entre os dias 21 e 25 deste mês a Semana de Vacinação de Adolescente, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O objetivo é resgatar a cobertura vacinal dos jovens entre dez e 19 anos.

Quando se fala em questões relacionadas às imunizações, os pais costumam seguir rigorosamente o calendário de vacinação dos filhos quando são crianças. Porém, quando elas atingem os seis anos de idade, momento em que geralmente a caderneta fica completa, muitos pais deixam de se preocupar. Porém, é na adolescência que se encontra a necessidade de realizar doses de reforço, para manter os altos níveis de proteção no corpo. Exemplo disso é a vacina contra o Tétano, meningococo tipo C e o papilomavírus (HPV), dentre outras.

Como os pais nem sempre estão atentos a isso nesta faixa de idade dos filhos, algumas vacinas acabam não sendo feitas. Por isso, será promovida entre os dias 21 a 25/8 a Semana de Vacinação do Adolescente, que deve dirigir-se à Unidade de Saúde mais próxima de sua residência para realizar as vacinas que estão faltando e atualizar sua carteira de vacinação – para tanto, é indispensável apresentá-la.

Estarão disponíveis para atualização as seguintes vacinas:

Para todos os adolescentes:

  • Vacina Hepatite B
  • Vacina Dupla Adulto (difteria e tétano)
  • Vacina Febre Amarela
  • Vacina Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola)

Para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos:  Vacina HPV

Para meninos e meninas de 12 e 13 anos: Vacina contra o Meningo C

Além da Semana de Vacinação, é importante ressaltar que as vacinas estão disponíveis junto às Unidades Básicas de Saúde durante todo o ano. Em Ibirubá, funcionam as seguintes unidades de saúde, com os seguintes horários de atendimento: Postão, ESF Floresta, ESF Jardim, ESF Hermany e ESF Alfredo Brenner– 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h (segunda a sexta-feira).