Saúde
Campanha alerta para conscientização do câncer de intestino
9 setembro 2019 | Saúde
Compartilhe:

Dr. Dr. Luis Alberto Schlittler

 O câncer colorretal figura entre os mais incidentes no Brasil e no mundo. Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) preveem para este ano 17.620 novos casos de câncer de cólon e reto em mulheres e 16.660 em homens.

Para alertar e conscientizar a população sobre a prevenção da doença, a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) realiza a campanha Setembro Verde para a conscientização desse tipo de câncer.

Geralmente o câncer de intestino é precedido de um pólipo, pequena verruga na mucosa do intestino. Este pólipo leva alguns anos para se desenvolver, assim, é possível diagnosticá-lo antes que se torne maligno. Pessoas com casos de pólipos na família devem ficar alertas, assim como portadores de doenças inflamatórias intestinais.

O câncer colorretal está relacionado, também, a fatores de risco como hábitos de vida não saudáveis, consumo elevado de carnes vermelhas e processadas e pouca ingestão de frutas, legumes e verduras. Também são fatores de risco a obesidade, o sedentarismo, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, tabagismo e a idade, principalmente a partir dos 50 anos.

As recomendações são claras: A alimentação tem que ser balanceada, com boa ingestão de água, de fibras alimentares (frutas, verduras…), e com redução no consumo de carnes vermelhas e também daquelas ricas em gorduras. Associada à alimentação saudável, é recomendável evitar o sedentarismo. Pessoas com condições de realizar uma simples caminhada três vezes na semana possuem um bom início para mudanças de hábitos. Já para as que são impossibilitadas de fazer atividades de impacto existem práticas aquáticas, como a hidroginástica, e outras que podem ser indicadas por um médico ou preparador físico.

Colocando em prática o conjunto: dieta saudável + atividade física + visitas regulares ao médico especialista para consultas + indicação de exame de colonoscopia, o combate e a prevenção a esse mal que aflige toda nossa população vão se tornar mais eficazes e assertivos.

Dr. Luis Alberto Schlittler atende junto ao Hospital Notre Dame São Sebastião, R. Padre Réus, 80 – Centro, Espumoso. Informações e agendamentos de consultas: (54) 3383-4200.