Social
Carnaval: blocos têm programação diversificada em Ibirubá
10 fevereiro 2018 | Social
Compartilhe:

Dois blocos vão manter a tradição carnavalesca de Ibirubá em 2018: o 100 Lei e o OZB – Os Zé Bunitinhos. A folia terá festas na cidade, juntamente com as concentrações, e também em cidades como Ijuí e Passo Fundo

Bloco 100 Lei “batizou” novos integrantes no último sábado

100 Lei

O Bloco 100 Lei começou com 27 integrantes em 2014. No ano seguinte tinha 80, depois passou para 116 integrantes e neste ano terá cerca de 140 componentes. O presidente é Jonas Klahn e o vice, Luciano Braatz, falou com a Reportagem do VR.

Este ano o bloco acompanhou a tendência terá motivos tropicais/florais, desde o abadá até a decoração e também as bebidas: caipirinha, feita na lava-roupa (foto). A arte é do Alan Budke (SI Serigrafia) e a confecção das camisetas da Trivell.

O batizado dos novos integrantes ocorreu no último sábado, dia 3, no Society Park.

A programação é intensa. A primeira noite de folia foi ontem, sexta-feira, com open bar no Bugatti, quando eram esperados dois blocos de fora: o “Gato Preto”, de Jacuizinho, e o “Novatos”, de Linha Floresta/Selbach. Neste sábado, a festa é o Carnaroupa, do bloco Tira Roupa, em Passo Fundo, um dos maiores e mais famosos da região. A função será no Haras Dallagnol.

Domingo o 100 Lei vai para o Aruba, de Ijuí, com tenda eletrônica, e na última noite, segunda-feira, dia 12, volta para o Bugatti, com a dupla sertaneja Paula & Pâmela, com open bar (bebida liberada).

As concentrações ocorrerão no Society Park, com “trago, piscina e tedéu à vontade”. O transporte será da Giru’s Tur.

 

Caipirinha na lava-roupas e o abadá do 100 Lei

OZB

O Bloco Os Zé Bunitinhos – OZB já tem 19 anos, surgiu em 1999. Também no sábado, 3, foi feita uma festa para a entrega do “kit carnaval”, na sede do bloco, junto a Hípica, no Bairro Esperança. Foi o “Tendel de Entrega de Kit”. A festa acabou aberta ao público, recebendo muita gente de fora, e cerca de 80 pessoas se inscreveram para participar do carnaval.

Até o final da tarde de terça-feira, o presidente Thones Alessandro Horst havia contabilizado 300 integrantes confirmados. “E continua entrando mais fichas”, afirmou, elas que foram recebidas até o meio-dia de sexta-feira.

O presidente revela que a programação do carnaval do OZB mudou bastante do ano passado. “A gente ficava a primeira noite em casa (em Ibirubá) e saia no sábado e no domingo. Esse ano, mudamos: vamos sair sexta para Carazinho com o bloco parceiro “Manda Nudes”.

O bloco mudou em virtude da bebida gratuita (o open bar). Antes, em uma das noites os integrantes tinham de pagar (em Ijuí). “Agora mudamos para fazer 100% open bar, para atender o que esperam os foliões”, disse Thones.

O OZB e mais cinco blocos formaram a ONU – Organização Nacional dos Carnavais, juntamente com o Manda Nudes (Carazinho), Sarajevo (Passo Fundo), Icaiacasa (Santa Bárbara do Sul), Tronrakios (Chapada) e Buffalo Bill (Tapera). O bloco “Kime Interessa” também é de Ibirubá (Linha Pulador Sul) e participará do carnaval do OZB.

 

Programação OZB

O carnaval do OZB começou ontem, sexta-feira, e termina só na terça: a festa da noite de segunda-feira vai até o meio-dia seguinte. Ontem o bloco foi para Carazinho e hoje, sábado, a Passo Fundo.

A sede do OZB tem open bar e lanches durante o dia, tudo incluído no pacote dos integrantes. A charanga está ensaiando a semana inteira – melhor, há três semanas –, e se apresentará todas as noites, inclusive fora. Já tem doze anos.

O bloco promoverá duas festas abertas ao público, domingo e segunda-feira. Amanhã ocorre a tradicional Festa Holly (a Festa das Cores), depois da habitual passeata pelas ruas da cidade, a partir das 17h – também serão 12 horas de festa.

A grande festa do OZB será segunda-feira. Está confirmada a presença de mais de dez blocos, somando 1.500 pessoas. A estimativa de público é de 2 mil pessoas. Serão três ambientes: no palco principal, sertanejo de Fernando & Motta, pagode do Jeito Nosso pagode e open format do DJ residente OZB Jader Oliveira; na Tenda Eletrônica tocam os DJs Gabi Fleck, ALXS Felipe Kunz; e no espaço aberto estará instalada a praça de alimentação com som local, ambiente. É a primeira edição da festa.

OZB no carnaval 2017 

Mais informações

  • Hoje à tarde ocorre o Carnaval Infantil do OZB, com brinquedos, lanche, gincana, refrigerante e muita diversão para a criançada. Esta iniciativa também é tradicional do bloco, e mostra o aspecto familiar do bloco.
  • Foi aberta a oportunidade para todas as empresas da cidade se instalarem na praça de alimentação, nas festas de segunda-feira e domingo.
  • Para todas as festas, foi contratada segurança privada (WL Vigilância), e haverá segurança inclusive dentro dos ônibus que vão para fora.
  • A rua de acesso que passa em frente à sede, paralela à pista da Hípica, foi fechada já na sexta-feira. Será o estacionamento, com entrada pela hípica e portaria será ao lado da sede do CIA. O lado oposto, onde estão o campo e ginásio do IRFS, estará fechado. Já no asfalto da Rua Pedro Rebelato, o trânsito flui normalmente.