Cartórios brasileiros orientam sobre serviços online durante o surto de COVID-19
24 março 2020 |
Compartilhe:

Serviços como solicitações de certidões, visualização de matrículas e consultas de informações estão disponíveis em plataformas eletrônicas na internet

As medidas de prevenção ao novo Coronavírus, o COVID-19, divulgadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), preveem o isolamento domiciliar, inclusive, daqueles que não possuem sintomas para evitar a proliferação da doença. No Brasil, os cartórios auxiliam no cumprimento dessa determinação com a disponibilização de diversos serviços aos usuários sem a necessidade de comparecimento aos estabelecimentos.

É possível solicitar segundas vias de certidões de nascimento, casamento e óbito pela internet, por meio do portal www.registrocivil.org.br. No mesmo portal é possível realizar a pesquisa de registros e solicitar documentos físicos e digitais. Os interessados podem, ainda, fazer buscas de testamentos e de escrituras públicas de divórcios, separações, inventários e partilhas na central www.censec.org.br.

Já os serviços de registro de imóveis estão disponíveis no portal www.crirs.com.br e permitem as solicitações de certidões imobiliárias, além de outras funcionalidades exclusivas, como a visualização de matrícula (registro original do imóvel), essencial para a identificação do proprietário e das informações do imóvel, e a pesquisa na central, que permite localizar propriedades e saber onde estão registradas. Como forma de colaborar com a sociedade e facilitar o acesso à Central, as taxas foram reduzidas em 20%.

Os serviços dos Cartórios de Protesto de todo o Brasil também estão disponíveis por meio do site http://site.cenprotnacional.org.br, onde é possível consultar gratuitamente CPFs e CNPJs, pedir certidões, encaminhar dívidas a protesto, cartas de anuência, bem como realizar o cancelamento de dívidas e o pagamento de boletos bancários.

Já para acessar os serviços dos Cartórios de Registro de Pessoas Jurídicas, o usuário deve acessar www.rtdbrasil.org.br, onde pode realizar o upload de um documento, assinar, enviar, acompanhar e pagar esse registro de forma 100% online.

Sobre a Anoreg/RS
A Associação dos Notários e Registradores do Rio Grande do Sul (Anoreg/RS), fundada em 1º de fevereiro de 1997, é a entidade representativa dos notários e registradores do Estado e integra o sistema nacional da Anoreg/BR. Tem como missão promover a união e defesa dos interesses da classe, assim como o aperfeiçoamento da legislação que se refere aos serviços notariais e registrais e à estruturação institucional dessas atividades, auxiliando os Poderes competentes, direta ou indiretamente, com o intuito de promover a excelência na prestação de serviços extrajudiciais à sociedade gaúcha.

Assessoria de Comunicação da Associação dos Notários e Registradores do Rio Grande do Sul