Cidade Cultura comemora 63 anos de emancipação
24 fevereiro 2018 |
Compartilhe:

Até 2008, o aniversário do município era comemorado dia 8 de maio, na Festa da Padroeira. A Lei Municipal nº 2.337, de 24/06/2008, mudou a data para o dia original, 28 de fevereiro

Cercada de muitas histórias, o Município de Tapera completará na quarta-feira, 28, seus 63 anos. Com uma população de 10.800 habitantes, Tapera é destaque pelos seus principais eventos como a Toca do Coelho, realizada anualmente nas duas semanas que antecedem a Páscoa; o Rodeio Crioulo Interestadual, realizado em março no Parque de Exposições; a Festa de Maio, que honra a Padroeira Nossa Senhora do Rosário da Pompéia; e a Feira do Livro, que ocorre em setembro, com atividades voltadas à literatura e cultura em geral.

A economia do unicípio é baseada principalmente na agricultura, sobretudo com o plantio de soja, trigo e milho, e na pecuária, destacando a criação de aves e suínos. O setor industrial também vêm ganhando destaque através das indústrias do setor metal mecânico.

Por várias décadas, a principal indústria do município foi o Curtume Mombelli, cuja produção de couros atendia ao mercado nacional e internacional

No ramo turístico, Tapera possui a Rota Turística Della Cuccagna (rota da prosperidade, abundância e felicidade), integrado pela Casa do Vinho da família Rizzi, Santuário e Cascata dos Três Mártires, Antiguidades da família Crestani, Sítio Vieira, Gruta Nossa Senhora de Lourdes, Parque das Araucárias Janaína Orth, Tratoria Bella Itália, Centro de Eventos e Orquidário San Sebastian. Recentemente o roteiro foi exibido no quadro “Partiu RS”, do Jornal do Almoço, na RBS TV.

Em 2016, a cidade ganhou maior visibilidade, quando a taperense Letícia Borghetti Kuhn conquistou o título de Miss Rio Grande do Sul. Agora, é a vez do jovem cantor Luis Henrique Schultz elevar o nome da Cidade Cultura. Ele está participando da 3ª temporada do concurso musical The Voice Kids.

Praça Dr. Avelino Steffens, antiga Olavo Bilac (1952)

 

Programação

As atividades alusivas aos 63 anos da cidade de Tapera iniciam terça-feira, 27. A banda “Rock de Galpão” apresenta-se para a comunidade taperense no anfiteatro do Centro de Eventos, a partir das 20h30min. Para adquirir o ingresso é necessário trocar por 2 quilos de alimento, na Biblioteca Municipal.

Na quarta, 28, a festa acontece na Praça Dr. Avelino Steffens. Às 15h, inicia a abertura solene (autoridades, Coral AUFV, Banda Aurora e Banda Musical Juvenil), seguida pelo lançamento da programação da 19ª Toca do Coelho.

O grupo RecreArte do SESC estará presente com brinquedos, mateada, copa, pinturas de rosto, esculturas de balões, algodão doce, bolo de aniversário, feira do artesanato. As secretarias municipais também participam com projetos e programas.

Para findar o feriado, sobem ao palco a dupla taperense Léo e Daniel.

Em caso de chuva, as atividades serão transferidas para a primeira semana do mês de março.