Geral
CNH digital já pode ser baixada em sistema Android para demonstração
29 agosto 2017 | Geral
Compartilhe:

Novo documento terá o mesmo valor jurídico da CNH física em 2018

O aplicativo CNH digital, que possibilitará que o motorista apresente a carteira de habilitação em uma foto no celular, já pode ser baixado por motoristas em celulares Android, em versão de demonstração. A novidade pode ser baixada no hotsite do projeto (https://servicos.serpro.gov.br/projetos/cnh-e/) e via captação de QR Code.

A promessa é de que, no futuro, o sistema seja disponibilizado funcionalmente para usuários de smartphones com sistemas operacionais Android e IOS. Em 16 de agosto, resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) mudou o cronograma da CNH-e. Conforme o texto inicial, publicado em 25 de julho, a novidade só entraria em vigor a partir de fevereiro de 2018. O novo texto exige a implantação até 1º de fevereiro de 2018. Portanto, os Detrans de cada Estado vão poder começar a emitir o documento digital nos próximos meses.

Segundo o governo, o novo documento terá o mesmo valor jurídico da CNH física. A CNH-e será opcional e caberá ao condutor escolher se quer utilizar o aplicativo ou não. O usuário poderá fazer ela pelo smartphone, se tiver certificação digital, ou pelo Detran de cada Estado. O documento terá os dados que já constam na carteira impressa, como foto do usuário, números de documentos e demais dados do usuário.

ClicRBS – Foto: Reprodução/Serpro

Original em http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/noticia/2017/08/cnh-digital-ja-pode-ser-baixada-em-sistema-android-para-demonstracao-9881736.html

 

App da CNH digital está disponível para demonstração e prevê mais funções

Documento virtual será implantado até o ano que vem pelos Detrans. No futuro, o motorista também poderá conferir pontuação e ser avisado perto do vencimento.

G1 – O aplicativo da Carteira Nacional de Habilitação eletrônica (CNH-e) já está disponível em uma versão demonstração para smartphones Android, onde é possível visualizar frente e verso de uma carteira fictícia. O documento virtual será implantado aos poucos pelos Detrans e deve ser válido em todo o Brasil a partir de fevereiro próximo.

O aplicativo que abrigará a CNH digital já vem com algumas funções extras como a funcionalidade que permite “exportar” e compartilhar o arquivo da carteira (por e-mail e até whatsapp) para usar em situações que exigem um documento autenticado.

No futuro, o motorista também poderá conferir no aplicativo a pontuação de infrações cometidas e ser avisado quando a CNH estiver perto de vencer, segundo informou o Ministérios das Cidades.

O app final chegará às lojas em 30 de setembro, quando o estado de Goiás começará a cadastrar os usuários em um projeto-piloto, de acordo com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

Ainda não há definição sobre o custo do documento virtual, já que esta definição cabe a cada Detran estadual.

VEJA PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CNH DIGITAL em http://g1.globo.com/carros/noticia/app-da-cnh-digital-esta-disponivel-para-demonstracao-e-preve-mais-funcoes.ghtml