Cidade Ibirubá
Com projeto aprovado, Grupo Escoteiro criará ramos senior e pioneiro
3 dezembro 2018 | Cidade Ibirubá
Compartilhe:

A iniciativa, inédita no Estado, tem como objetivo contribuir para o escotismo

 

O projeto “Avante Pitangueira, Crescer para Transformar”, do Grupo Escoteiro Pitangueira do Mato, foi um dos selecionados no 1º Edital de Apoio a Projetos Locais, lançado pela Região Escoteira do Rio Grande do Sul em setembro.

Os Grupos Escoteiros enviaram projeto com execução em 2019 nas áreas de desenvolvimento comunitário ou crescimento. O valor destinado podia ser de R$ 1.000 a R$ 3 mil. A iniciativa também teve como objetivo amadurecer e criar uma cultura de elaboração de projetos junto às unidades da Região Escoteira.

O projeto local visa fortalecer o Grupo com a criação dos ramos Senior e Pioneiro, integração com a comunidade e despertar o interesse dos jovens, além de concluir a torre de observação junto a sede, no Bairro Pôr do Sol. O púbico alvo são jovens de 6,5 a 21 anos, tendo um foco maior na captação de jovens de 14 a 21 anos.

 

Como funciona o Movimento Escoteiro

Fundamentado em uma proposta educativa própria, o Movimento Escoteiro alcança seu propósito por meio da aplicação do Método Escoteiro e do Projeto Educativo, estimulando as capacidades e interesses da cada jovem. É assim que o Escotismo garante jovens motivados, comprometidos e, mais do que isso, em constante desenvolvimento. Para que sejam alcançados os objetivos propostos, os jovens são divididos nos seguintes ramos:

 

Ramo Lobinho

Atua com crianças na faixa etária entre 6,5 e 10 anos, concentrando sua ênfase educativa no processo de socialização da criança. O marco simbólico desse Ramo está associado a obra “O Livro da Jângal”, de Rudyard Kipling, especialmente às aventuras de Mowgli, o Menino Lobo.

 

Ramo Escoteiro

Atuando com adolescentes de ambos os sexos com idades entre 11 e 14 anos, o Ramo Escoteiro tem foco na criação e ampliação da autonomia. Fundamentado na vida em equipe e no encontro com a natureza, o ramo tem como marco simbólico a expressão “explorar novos territórios com um grupo de amigos”.

 

Ramo Sênior

Concebido para atender às necessidades de desenvolvimento de meninos e meninas entre 15 e 17 anos, o Ramo Sênior tem ênfase no processo de autoconhecimento, aceitação e aprimoramento das características pessoais. A expressão “Superar seus próprios desafios” é o marco simbólico deste ramo.

 

Ramo Pioneiro

Jovens entre 18 e 21 anos, de ambos os sexos, fazem parte do Ramo Pioneiro, que trabalha o processo de integração do jovem com a sociedade, privilegiando a expressão da cidadania, auxiliando-o a colocar em prática a Lei e Promessa Escoteira em um mundo mais amplo. O marco simbólico deste ramo é representado pela expressão “tenho um projeto para minha vida”.

 

Após os 21 anos, qualquer pessoa pode ingressar no Movimento Escoteiro como adulto voluntário, atuando como escotista, auxiliando os jovens na realização das atividades, ou como dirigente, realizando funções administrativas no grupo escoteiro.

A comunidade está convidada a conhecer o trabalho junto aos jovens. Os encontros acontecem semanalmente nas quintas-feiras, das 18h30min às 20h30min, na sede do grupo, situada na Rua Dr. Vasconcelos Pinto, 1818, bairro Pôr do Sol.