Daer repassa área do Bairro Hermany para o Município
13 janeiro 2018 |
Compartilhe:

Anúncio foi oficializado terça-feira, na Acisa

Após um longo período de negociação, a Associação Comercial, Industrial, Prestação de Serviços e Agropecuária de Ibirubá (ACISA) juntamente com a Administração Municipal divulgou na manhã de terça-feira, 9, o acordo firmado entre o Estado do RS, via Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), referente a terreno da autarquia situado no bairro Hermany. A área de 10.000m² (1ha) que até então pertencia ao Daer será incorporada ao patrimônio de Ibirubá.

O pedido reivindicado pela comunidade e lideranças foi aprovado durante a sessão extraordinária na Assembleia Legislativa no mês de dezembro, com participação ativa do secretário estadual Pedro Westphalen. “Tivemos uma parceria muito grande do secretário dos Transportes Pedro Westphalen que autorizou, com o aval do governador e da Assembleia Legislativa do RS, a devolução da área para o Município, pois muitas áreas do Daer e do IPERGS foram leiloadas há dias atrás”, revelou Telmo.

Participaram da reunião de terça-feira, o prefeito Abel Grave, vice-prefeito Alberi Antônio Behnen, membros da diretoria da Associação, vereadora Dileta das Chagas, lideranças do bairro Hermany e imprensa. O presidente da ACISA, Telmo Prass, enfatizou o objetivo do encontro que foi esclarecer a forma como procedeu a negociação, com grande engajamento da comunidade.

O prefeito Abel Grave comemorou. “Expressamos nossa gratidão para todas as partes envolvidas neste projeto. Ao ex-vereador Elói Ferraz de Andrade, com sua ‘proponência’ ao solicitar a cedência no ano de 2015, ao Telmo Prass e a toda diretoria da Acisa pela incansável maratona de dar o andamento necessário a todas questões políticas e burocráticas, às lideranças do bairro, Associação de Moradores e Esporte Clube União Hermany, ao Poder Legislativo do ano passado, sob a presidência da vereadora Dileta das Chagas, ao secretário Estadual dos Transportes Pedro Westphalen por sua intervenção determinante junto ao governo do Estado do RS, e à Assembleia Legislativa, que votou favorável à cedência da área”, destacou.

Abel adiantou ainda que após o processo da documentação de escritura pública, será montada uma comissão juntamente com as partes interessadas para desenvolver um estudo acerca da utilização do local.

Na oportunidade, Prass anunciou que no próximo mês a ACISA realizará a primeira edição do Liquida Ibirubá, a fim de alavancar os negócios dos comerciantes.