Policial
Denúncia Digital 181: População poderá fazer denúncias na internet
12 agosto 2019 | Policial
Compartilhe:

Tendo em vista o grande número de crimes que vem acontecendo, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) colocou no ar nesta quinta-feira (8) o Denúncia Digital 181. No site da Pasta, qualquer pessoa pode repassar informações sobre crimes de forma anônima. O Denúncia Digital 181 amplia o canal de colaboração de cidadãos com pistas para auxiliar atuação das polícias

O fornecimento de pistas pode ser feito de forma gratuita, 24 horas por dia, sete dias por semana. Esse canal, entre janeiro e junho, recebeu 17.022 ligações, (em média 94 ligações/dia). Esses contatos originaram 2.885 denúncias.

Agora, o cidadão pode usar a internet para fazer isso. O preenchimento de dados pessoais é opcional e nenhum dado da navegação é gravado. Os únicos campos obrigatórios são um relato sobre o fato, a seleção do tipo de crime (tráfico de drogas, por exemplo), a cidade do fato e uma descrição do denunciado. A página também permite ao cidadão anexar até 10 arquivos de até 5 MB cada.

Com isso, o denunciante pode enviar fotos, vídeos, planilhas, documentos e qualquer outro material que possa ajudar na apuração do crime relatado. O material é recebido pela equipe do Disque Denúncia, vinculada ao Departamento de Inteligência de Segurança Pública (Disp) da SSP, que faz uma análise prévia e encaminha para o órgão competente (Brigada Militar, Polícia Civil, corregedorias etc).

Mas atenção: o serviço não atende quem tenha sido vítima de um crime. Nesse caso, o caminho correto é registrar uma ocorrência, o que também pode ser feito via internet, pela Delegacia Online, ou presencialmente em qualquer Delegacia de Polícia.