Comunidade
Dr. Luiz Alende, oficialmente um cidadão ibirubense
3 dezembro 2018 | Comunidade
Compartilhe:

Médico recebeu o título durante sessão da Câmara de Vereadores

Em sessão solene realizada na noite de 26/11, o médico cooperado Dr. Luiz Alberto Maciel Alende recebeu o título de Cidadão Ibirubense, indicado pelo vereador Silvestre Rebelato e concedido pela Câmara Municipal de Vereadores, com aprovação unânime.

A homenagem foi acompanhada por familiares, amigos e colegas da Unimed Alto Jacuí, dentre eles o presidente Dr. Oromar Suertegaray, Dr. José Guterres, Dra. Mirian Rebelato. Na tribuna, os vereadores ressaltaram o atendimento humanizado prestado por Dr. Luiz no decorrer de sua carreira no município. Em pronunciamento, Alende agradeceu em especial à esposa Lígia pelo companheirismo, aos amigos, à secretária, companheiros de trabalho e aos pacientes, descritos como a finalidade da vida do médico.

 

Um pouco da história do médico

Luiz Alberto Maciel Alende nasceu em Alegrete no dia 20 de abril de 1949, onde cursou a escola primária, ginásio e o científico. Em 1969, foi aprovado no exame vestibular para Medicina na Universidade Federal de Santa Maria, onde concluiu o curso de graduação em 1974. Em 1975, casou-se com Ligia Maria Pesce da Silveira e teve dois filhos, Cícero e Luiza.

Em 1975, iniciou como médico na Sociedade Hospitalar 15 de Novembro, no então 1º Distrito de Quinze de Novembro, pertencente a Ibirubá. Em 1980, por convite do colega, amigo e compadre Orsini Gomes Guteres, fixou residência em Ibirubá, com consultório médico no Hospital Santa Helena. Foi o primeiro médico a prestar atendimento médico em bairros, no Posto de Saúde do Bairro Floresta, além de atuar em Alfredo Brenner e Santo Antônio do Bom Retiro.

Com a extinção do Hospital Santa Helena, transferiu-se para o Hospital Annes Dias, onde tem consultório e dá assistência no Pronto Atendimento. Atualmente, também exerce o cargo de Coordenador do Núcleo de Desenvolvimento Humano da Unimed Alto Jacuí, desenvolvendo ações com foco em medicina preventiva e conhecimento científico. Fundou e presidiu o Comitê de Ação da Cidadania e Combate à Fome em Ibirubá.