Tapera
Escolas voltam às aulas segunda-feira
1 agosto 2018 | Tapera
Compartilhe:

Após o recesso escolar do 1º semestre, as instituições do município retomam as aulas na segunda-feira, dia 30/06. Os estudantes encontraram as escolas todas preparadas.

Nas escolas da rede municipal – EMEFs Francisca Cerutti, Costa e Silva, e João Batista – o recesso iniciou no dia 16. A rede estadual tem o mesmo calendário: as escolas Dionísio Lothário Chassot, Instituto Imaculada e 8 de Maio estavam de férias desde o dia 16 e retornam nesta segunda-feira, 30. A escola particular Pingo de Gente parou dia 19, quinta-feira; a Pequenos Brilhantes encerrou suas aulas na sexta-feira (20). Ambas retornam igualmente no dia 30.

Os profissionais da rede municipal e estadual participaram dias 16, 17 e 18 de uma formação pedagógica, no Centro de Eventos.

No primeiro encontro (16), pela manhã, os educadores dos anos finais deliberaram sobre o livro “Debater competências ou ensinar saberes? A escola que prepara para a vida”, de Philippe Perrenoud. A dinâmica proposta contou com grupos de verbalização, observação e análise da prática.

Na parte da tarde, professores dos anos iniciais socializaram a leitura do livro “Diálogo e Aprendizagem – orientações teórico-metodológicas do ensino de filosofia com crianças”. Da mesma forma, a dinâmica propôs a formação de um grupo de verbalização, outro de observação e um de análise da prática.

O anfitrião Volmar Kuhn ressaltou a importância de continuar estudando e aprendendo. “Por este motivo que oportunizamos formações pedagógicas, pois aprender nunca é demais e, com certeza, não sabemos tudo” disse.

A formação encerrou na quarta-feira (18), onde a SMECDL promoveu a palestra “Desafios da Educação em tempo de Base Nacional Comum Curricular: aproximando as competências gerais da prática pedagógica”, ministrada por Mara Schiefelbein Gomes.

Ainda de acordo com a Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Lazer, este momento de parada, no meio do ano, é fundamental para todos os que estão envolvidos com o processo de ensino-aprendizagem. “Tivemos uma avaliação positiva dos professores neste semestre que passou. Essa pausa é importante para os profissionais da educação, que voltam renovados e o descanso dos alunos. A volta às aulas é o momento, também, de reafirmar nosso compromisso de continuar trabalhando para garantir todas as condições para uma educação de qualidade.”

O encerramento das atividades letivas está previsto para o mês de dezembro.