Ibirubá
Fiscal explica retirada de pinheiros no Potreiro do Gabe
8 abril 2019 | Ibirubá
Compartilhe:

A bióloga Elisa Athaus, do Departamento Municipal de Meio Ambiente, manifestou-se esta semana a respeito da retirada de alguns pinheiros (araucária) no mato Potreiro do Gabe, o que ocorreu dias 27 e 28 de março.

“O Pinheiro Brasileiro não é imune ao corte, ele está vulnerável a extinção, conforme Decreto Estadual 52109/2014. Neste caso específico foram autorizados (a retirada de) quatro pinheiros que estavam com estado fitossanitário comprometido, apresentando a copada totalmente seca”.

A profissional observou que para a emissão das autorizações são observadas vários critérios, e há várias leis e normativas que regulamentam e preveem um manejo sustentável, de forma que a exploração nos limites da lei seja racional, com acompanhamento técnico, para que não haja prejuízos à espécie e muito menos ao fragmento florestal.

“Por fim, só pra esclarecer, esse manejo foi totalmente legal e todos os documentos estão disponíveis no Departamento Municipal de Meio Ambiente para consulta. Até fiquei feliz pelas críticas levantadas, pois é bom ver que muitas pessoas também se preocupam com a natureza, na maioria das vezes sou criticada por não autorizar o corte de árvores. Sou a favor do movimento (de preservação) e sempre a favor da preservação. Qualquer dúvida, estamos a disposição”, afirmou Elisa.