Frio deve se intensificar na sexta-feira no RS
7 junho 2018 |
Compartilhe:

Há risco de geada nas cidades da Serra e da Campanha

Nesta sexta-feira (08), o frio deve se intensificar no Rio Grande do Sul. Os termômetros devem ficar abaixo de 0°C em algumas cidades da Serra, como Vacaria, que já teve temperatura negativa e registro de geada na madrugada desta quinta-feira (07), com -0,8°C, recorde do ano até agora no Estado. Também houve geada em Bom Jesus, Uruguaiana e Santa Maria. Na sexta, pode gear novamente na Serra e na Campanha.

A sexta-feira deve amanhecer com nevoeiro em boa parte do RS. Até o fim da manhã, a nebulosidade dispersa e o sol predomina. Na maioria das cidades gaúchas, a mínima deve ficar em torno de 5°C. À tarde, os termômetros oscilam entre 15°C e 18°C. A temperatura máxima no Estado não passa de 20°C, em Iraí, no Norte.

“O aumento do frio ao longo desta semana se deve à massa de ar polar que avança pelo Rio Grande do Sul, inibindo a formação de nuvens. Sem nebulosidade, a atmosfera não consegue “segurar” o calor durante a madrugada e a temperatura cai, principalmente pela manhã”, explica a meteorologista da Somar Maria Clara Sassaki.

Nesta quinta-feira, os termômetros oscilaram entre 7°C e 16°C em Porto Alegre. Na sexta, a temperatura sobe um pouco em relação ao dia anterior, com mínima de 8°C e máxima de 17°C. A previsão é de céu claro ao longo de todo o dia na Capital.

Virada no tempo

No fim de semana, o frio dá uma trégua. No sábado (09), o sol predomina no Rio Grande do Sul e os termômetros voltam a subir. Na Serra, contudo, a temperatura segue baixa, principalmente pela manhã. No final do dia, há previsão de pancadas de chuva no Noroeste. No Litoral, pode ocorrer vento forte, com rajadas de até 60 km/h.

No domingo (10), o tempo vira no Estado. Volta a chover em praticamente todas as regiões, com volumes altos, descargas elétricas e rajadas de vento de 70km/h. Há também risco de granizo. Por conta da instabilidade, a temperatura deve se elevar.

“Na segunda-feira (11), essa instabilidade deve ganhar ainda mais força. São esperados acumulados em torno de 40mm em todo o Rio Grande do Sul”, afirma Maria Clara.

Confira a previsão do tempo para algumas cidades:

Capital: tempo firme e ensolarado. Mínima de 8°C e máxima de 17°C

Pelotas: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 7°C e máxima de 17°C

Caxias do Sul: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 5°C e máxima de 18°C

Santa Maria: tempo firme e ensolarado. Mínima de 5°C e máxima de 16°C

Santa Rosa: tempo firme e ensolarado. Mínima de 5°C e máxima de 18°C

Erechim: tempo firme e ensolarado. Mínima de 4°C e máxima de 19°C

Uruguaiana: tempo firme e ensolarado. Mínima de 5°C e máxima de 16°C

Torres: tempo firme e ensolarado. Mínima de 9°C e máxima de 19°C

Tramandaí: tempo firme e ensolarado. Mínima de 11°C e máxima de 18°C

Capão da Canoa: tempo firme e ensolarado. Mínima de 10°C e máxima de 18°C

Xangri-Lá: tempo firme e ensolarado. Mínima de 10°C e máxima de 18°C

Rio Grande: tempo firme e ensolarado. Mínima de 10°C e máxima de 16°C

Mostardas: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 13°C e máxima de 17°C

Passo Fundo: tempo firme e ensolarado. Mínima de 4°C e máxima de 18°C

Bagé: tempo firme e ensolarado. Mínima de 4°C e máxima de 14°C

 

GaúchaZH

07/06/2018 – 17h41min

Atualizada em 07/06/2018 – 17h42min

 

Foto: Nesta quinta-feira (07), os termômetros oscilaram entre 7°C e 16°C em Porto Alegre (Ronaldo Bernardi / Agência RBS)