Ibirubá enfim recebe o castramóvel
20 março 2020 |
Compartilhe:

Durante a manhã de terça-feira (17), aconteceu à entrega da Unidade Móvel de Castração Animal de Ibirubá, o “Castramóvel”. A unidade foi adquirida pelo município com um investimento próximo a R$ 150 mil, através de um recurso obtido por intermédio de Mauro Constantino, através de uma emenda parlamentar do deputado federal Giovani Cherini. O veículo será utilizado para evitar o aumento da população de cães e gatos.

A presidente da ONG MiAuJuda, Joseane Kronhardt estava muito emocionada, é uma luta antiga da entidade que vem passando por dificuldades constantes devido ao grande número de animais abandonados na cidade e a falta de controle gestacional dos animais por parte dos donos.

A ideia é manter uma parceria com a OngMiauJuda. Os animais abandonados que a organização recolhe poderão ser castrados de forma gratuita. Isso diminui a proliferação dos animais e contribui para sua saúde.

O Prefeito Abel salientou que os procedimentos serão gratuitos, para atender quem necessita de castração solidária. Em um primeiro momento, haverá um cadastro, mas a ideia é disponibilizar o serviço a todas as pessoas que têm animais de pequeno porte.

A Unidade Móvel de Castração Animal de Ibirubá, já havia sido anunciada em outras ocasiões. Entretanto problemas com as empresas – que entraram em falência ou alegaram outros motivos – ocasionaram a demora da entrega.

Abel ressaltou que a emenda parlamentar será bem utilizada: “Temos uma grande demanda de animais em Ibirubá, sejam em situação de rua ou propriamente nas casas dos munícipes. A castração é um procedimento caro, e muitos não têm condições de pagar. Com isso, o animal pode estar sujeito a uma gestação indesejada. Muitos filhotes sem destino podem ser abandonados, ocasionando problemas para as vias públicas e para as entidades de proteção animal. O Castramóvel atende a essa demanda, garantindo o procedimento para os pets e reduzindo o impacto para a sociedade”.

O castramóvel foi fabricado pela Empresa Top Reboques de Taquara/RS. A representante da empresa garantiu que esse modelo é o mais completo do estado. Ele conta com sala pré-operatória, sala cirúrgica e sala pós-operatória.

A ideia é manter uma parceria com a Ong Miau Juda. Os animais abandonados que a organização recolhe poderão ser castrados de forma gratuita. Isso diminui a proliferação dos animais e contribui para sua saúde.