Esporte
Juízes são agredidos após partida do Municipal de Campo
27 janeiro 2018 | Esporte
Compartilhe:

Ibirubá – Dirigentes da equipe do Florestal agrediram a arbitragem no final da partida com o Bangu no último sábado, 20, pelo Campeonato de Futebol de Campo de Ibirubá. A Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto reuniu os dirigentes das equipes participantes do Municipal para apresentar as providências. Participaram o coordenador do DMD, Ary dos Santos, a coordenadora de Educação Lia Mara Rodrigues e a própria titular da Pasta, Mariana Moraes.

Amparada pela experiência e conhecimento na área legal (advogada, atuou doze anos junto ao Fórum de Ibirubá), Mariana foi objetiva. “Nestes casos, para resolver as situações, temos apenas que aplicar o que diz o regulamento geral do DMD para o Campeonato Municipal e o Código Brasileiro de Justiça Desportiva”, confirmou ela.

No relato dos fatos, o presidente do Florestal, André Ferreira, fez sua manifestação, inclusive entregando o seu relato documentado; foi lido o registro feito pelo árbitro Edenir Conci na súmula do jogo e ouvido também o coordenador Garrincha.

Com as informações, foi instaurado um processo disciplinar administrativo através do DMD. “O próprio regulamento normatiza que todo e qualquer episódio relativo ao esporte tem que ser resolvido via DMD e Justiça Desportiva, sendo vedado acionar a justiça comum sem antes esgotar estes trâmites, estabelecidos pelo município”, explicou Mariana.

Como o ocorrido aconteceu entre entidades máximas (dirigente de clube e árbitro), será solicitado ao setor jurídico da Prefeitura um parecer sobre a dosimetria da penalidade a ser aplicada, ou seja, a que medida disciplinar será aplicada, entre as doses mínima e máxima estabelecidas pela Justiça Desportiva. “É um elenco de penalidades, poderá ser valor pecuniário, afastamento do envolvido, perda de mando de campo, entre outras”, exemplificou a secretária.

Após o julgamento pelo DMD, a parte infratora será notificada da decisão. Se esta não concordar com a penalidade, caberá recurso (em 48 horas) à próxima instância, que será para a Comissão Disciplinar Desportiva de Ibirubá.

Enquanto ocorre esse procedimento, o campeonato transcorre normalmente, cumprindo a tabela. “As medidas disciplinares cabíveis estão sendo tomadas perante a Justiça Desportiva. Quanto ao conflito em si (agressões físicas), ambas as partes fizeram registro da ocorrência (BO) junto à Brigada Militar, o qual será encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para dar o encaminhamento devido na justiça comum”, explicou Mariana Moraes.

Rodada

A 6ª rodada, do último final de semana, teve dia 19 Revelação x São José (3 x 1 na aspirantes, 1 x 2 na principal), dia 20 então Florestal x Bangu (5 x 1/0 x 1) e dia 21 União Itaíba x Vila Nova (0 x 1/4 x 0). Os jogos entre Palmeiras x União Hermany, previstos para o dia 21 no Estádio Carlos Jacob Simon, foram transferidos para amanhã.

7ª rodada – Ontem o carnê previa Revelação x Bangu e neste sábado jogam São José x Vila Nova. Este domingo então terá então Palmeiras x Hermany. A princípio, os demais jogos da 7ª rodada, entre Hermany x Florestal e Itaíba x Palmeiras ficam para a próxima rodada. O coordenador Garrincha, porém, afirma que pode avaliar sua realização durante a semana.