Ibirubá Trânsito
Mudanças gradativas no trânsito de Ibirubá
13 janeiro 2020 | Ibirubá Trânsito
Compartilhe:

É de conhecimento de todo mundo que um dos grandes problemas de Ibirubá é a mobilidade urbana, principalmente no que compete ao transito. Diariamente circulam um grande volume de veículos pela cidade, carros e motos de trabalhadores e de pessoas que vem a cidade para fazer negócios, ônibus escolares e coletivos, caminhões. E é claro que o maior movimento são os horários de fim de expediente, o que acumula veículos em alguns pontos específicos, as principais rotas de trânsito, como a Rua Mauá e General Osório.

Não bastando isso, além do trânsito, Ibirubá enfrenta outro grande problema no que compete a mobilidade, o estacionamento.  Várias alternativas já foram estudadas, mas até agora nada foi efetivado. Agora, desde o mês de dezembro de 2019, a administração tomou algumas providências, dentre elas, a instalação de duas rótulas.

Visando aumentar o aumentar o fluxo de vagas na Rua Sete de Setembro a Administração Municipal pintou todo lado esquerdo, do trecho que compreende a Travessa Condor até a Rua do Comércio de azul, tornando o trecho uma espécie de estacionamento rotativo gratuito.

A ação é ótima para quem busca espaços vagos para pouco tempo, até por que, esse formato de estacionamento permite apenas o estacionamento de 30 minutos com o pisca alerta ligado. Do contrário, a fiscalização pode autuar o condutor, tanto por não ligar o pisca como se ultrapassar o limite máximo.

No centro, é comum que moradores, comerciantes ou funcionários estacionem seus veículos na rua pela manhã e só os retirem no final da tarde. Com o rotativo, o condutor precisa liberar a vaga após o tempo limite, o que significa maior oferta de vagas durante o dia.

Então, muitos condutores que deixavam seus veículos estacionados nos locais diariamente consideraram a ação como péssima, visto que, muitas vezes não as vagas ‘fixas’ são preenchidas rapidamente.

Porém a ação vislumbra atender os anseios de quem procura uma vaga rápida no centro, próxima aos bancos ou ao centro comercial.

Abel Grave vê a ação com bons olhos e para ele o estacionamento rotativo gratuito traz benefícios a todos, aumentando o número de vagas e a agilidade. “Foi uma ação pensada para atender o problema da falta de vagas, pensamos nisso para atender melhor a população, dar mais agilidade e mais segurança também, pois a ação também beneficia os comerciantes, a final, é de conhecimento nosso que muitos deixam de comprar pois não encontram estacionamento”, salientou o prefeito.

 

Rótulas

Um dos principais cruzamentos de Ibirubá também irá ganhar modificação para resolver os problemas da mobilidade do trânsito. A Administração Municipal resolveu instalar uma rótula no cruzamento entre a Avenida Brasil e a Rua mérito, próximo à escola Edison Quintana.

O ponto tem um elevado fluxo de carro e comumente são registrados acidentes entre carros que não respeitam a sinalização ou condutores que tem a visão ofuscada pelo sol.

Conforme o Prefeito Municipal, a decisão de mudança para rótula ocorreu depois de um estudo realizado, que levou em consideração o grande fluxo de crianças e adolescentes que passam ali diariamente, além do grande número de veículos que ali trafegam oriundos do centro e da área industrial da cidade.

A Administração ainda reforça a comunidade o pedido de colaboração dos motoristas para que respeitem a utilização da rotatória, com redução de velocidade e preferencial do motorista que estiver usando a passagem na rótula.

A rótula existente no entroncamento da Rua Tiradentes com a Avenida Brasil também deverá receber mudanças, deixando de ser uma rótula com os tachões de sinalização horizontal, passando a ser uma rótula de concreto.

 

Futuro

O futuro do trânsito em Ibirubá é incerto, mas com o crescente contingente de veículos nas ruas e aumento da população com o desenvolvimento municipal, alternativas devem ser pensadas para melhorar a mobilidade urbana de Ibirubá.

A construção e transformação da Rua Júlio Rosa para Avenida será uma das mudanças, que deve desafogar o trânsito da Rua Mauá, além disso, a administração estuda alterar o fluxo de veículos do semáforo da Mauá, com a Avenida Brasil.

Com a mudança, os condutores dos quatro sentidos podem apenas virar a direita. A ação ainda deve ser estudada, mas resolveria o problema de transito parado pra dar preferência a quem segue reto.