Saúde
Municípios da 9ª CRS encaminham demandas ao Estado
18 fevereiro 2019 | Saúde
Compartilhe:

A secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, recebeu na tarde de segunda-feira (11) as secretárias e secretário de Saúde de nove municípios que fazem parte da 9ª Coordenadoria Regional/Cruz Alta. No encontro, realizado no gabinete da SES, eles apresentaram as suas posições sobre principais demandas da região e demostraram o interesse em fortalecer a rede de assistência. Composta por 13 cidades, a Regional abrange uma população de mais de 150 mil habitantes.

Entre os assuntos discutidos estavam as referências hoje ofertadas pelo principal hospital da região, o São Vicente de Paulo, de Cruz Alta. Além disso, os representantes levaram questões sobre o acesso a serviços que precisam ser encaminhados para fora da região. Sobre isso, a secretária Arita adiantou que será avaliada e apresentada uma proposta para a área de gestação de alto risco, definindo os fluxos de atendimento para o hospital que fará o atendimento de ambulatório e partos.

Na oportunidade, Arita comentou ainda sobre o apoio da SES aos municípios em questões como a judicialização e assistência farmacêutica. Ela também falou da previsão de que, a partir de março, o Governo do Estado consiga manter em dia os pagamentos a municípios, hospitais e fornecedores, discutindo uma programação para a quitação dos valores que estão pendentes.

Estavam presentes as secretárias municipais de Cruz Alta, Salto do Jacuí, Boa Vista do Incra, Saldanha Marinho, Ibirubá, Selbach, Colorado e Fortaleza dos Valos e o secretário de Tupanciretã.