Saúde
Novembro Azul terá atividades a partir da próxima semana
4 novembro 2017 | Saúde
Compartilhe:

Tapera – A campanha Novembro Azul, de alerta e prevenção sobre o câncer de próstata, terá programação específica em Tapera a partir da próxima semana. De acordo com a Secretaria de Saúde, todas as unidades estarão realizando ações envolvendo o tema e a comunidade masculina.

O câncer de próstata é um dos que mais se manifesta nos homens a nível de estado e país. Estimam-se que 61.200 novos de câncer de próstata tenham ocorrido no Brasil em 2016. Esses números correspondem a um risco estimado de 61,82 casos novos a cada 100 mil homens.

Entre as diferentes regiões brasileiras, o Rio Grande do Sul  tem das maiores incidências da doença – devido ao consumo de carne animal e gordura. Por essa razão, o alerta para a importância da detecção precoce, que amplia as chances de cura em 90%.

De acordo com o Dr. Eduardo Franco Carvalhal, chefe do serviço de Urologia do Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre, a detecção precoce do câncer de próstata permite identificar os indivíduos de risco mais alto e intermediário, que devem ser tratados com as alternativas disponíveis, e aqueles com doença de baixo risco, que podem ser inclusive acompanhados.

Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de próstata é o mais incidente entre os homens em todas as regiões do país, com 95,63 casos/100 mil, no Sul, 67,59/100 mil no Centro-Oeste, 62,36/ 100 mil, no Sudeste, 51,84/100 mil no Nordeste e 29,50/100 mil no Norte.