Saúde
Odontologia é tema do Projeto Ciência Revelada
27 agosto 2018 | Saúde
Compartilhe:

Coordenado pela professora Ana Dionéia Wouters, o projeto Ciência Revelada teve atividade dia 8º, na Escola Edison Quintana. A dentista Daniela Stefanello Beituni conversou com os estudantes do educandário, e também com alunos da Escola Hermany e dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal Campus Ibirubá.

Daniela falou sobre saúde bucal, estética e tecnologias utilizadas no consultório, além de higiene, produtos, alimentação e doenças. Explicou a evolução do tratamento ortodôntico, com novos materiais, e de como ela facilita os projetos e o planejamento do trabalho. Apresentou muitas técnicas “que são utilizadas para se restabelecer a saúde, estética e função, assim como trazer bem-estar, que vai muito além da análise dos dentes e sim de todo o paciente. Alguns dos procedimentos citados foram a aplicação de toxina botulínica para harmonização facial, usada para relaxamento muscular, também quando se faz apertamento severo dos dentes, para tratar alguns tipos de enxaquecas, assimetrias da face, entre outros. Também falou da reestruturação da face, para reverter efeitos do envelhecimento com o uso do ácido hialurônico, microagulhamento, fios de PDO, entre outros. Citou as novas tecnologias com o uso de lasers, o uso do ozônio e as terapias com agregados plaquetários( PRP), todos procedimentos permitidos e regulamentados pelo conselho de Odontologia”.

O projeto prosseguiu na manhã de quarta-feira, 22 na dia Ong Filhos do Coração, com oficina conduzida pela tecnóloga em Produção de Alimentos Tássia Schwantes, sobre o aproveitamento de alimentos. Conforme informou a Comunicação do IFRS, dia 5 está programada atividade no Campus, com a professora Flávia Dalla Nora, da Unipampa, sobre “teorias da conspiração da indústria farmacêutica/alimentícia/agroquímica, fármacos mais utilizados hoje e qual o caminho percorrido para se chegar a um medicamento”.