Saúde
Por que extrair o dente do siso?
10 fevereiro 2018 | Saúde
Compartilhe:

A extração do dente do siso é causa de muitas dúvidas para algumas pessoas. O dente do siso ou terceiro molar é o último dente a erupcionar ou “nascer” na arcada dentária e devido ao seu mal posicionamento na maioria das vezes é causador de muito desconforto. A extração deste dente é indicada quando o mesmo encontra-se mal posicionado não seguindo sua rota normal de erupção ou quando o mesmo possui lesão por cárie de difícil acesso para remoção.

Geralmente o dente do siso está mal posicionado não acontecendo sua erupção, neste caso devemos removê-lo cirurgicamente para que não tenhamos prejuízos dos tecidos adjacentes. Quando ocorre a erupção parcial deste dente, é comum restos alimentares serem deixados abaixo do tecido gengival que recobre a coroa dental provocando uma reação inflamatória a que chamamos de Pericoronarite. Se este processo inflamatório seguir por longo período poderá desenvolver um abscesso, acompanhado de dor intensa na região acometida, gosto desagradável e incapacidade de fechamento da boca. A dor pode irradiar para a garganta, ouvido e soalho bucal e, muitas vezes o indivíduo pode apresentar febre e mal estar.

O tratamento da lesão de cárie no dente do siso é sempre muito difícil e muitas vezes não se faz possível, visto que a abertura bucal nesta região é muito pequena dificultando a visão do campo operatório e controle da umidade no local.

As consultas preventivas são fundamentais para a avaliação quanto ao posicionamento dos terceiros molares bem como, sua correta higienização para que não ocorram as lesões de cáries.

 

Dra. Carine Ribas /CRO16389

Ortodontia /  Ortopedia Fa cial / Odontopediatria