Saúde
Por que tratar dente de leite?
18 março 2019 | Saúde
Compartilhe:

Antes mesmo de surgirem os primeiros dentinhos, os pais já precisam cuidar da higiene bucal do seu bebê para evitar o aparecimento do mais temido problema bucal, a cárie dental.

A principal causa da cárie afetar os dentes de leite é a falta de higienização e a alta ingestão de açúcares pelas crianças. Por isto a importância de fazer a primeira consulta com o dentista o quanto antes para que orientações sejam passadas a fim de prevenir a doença cárie, porém, se a vilã cárie aparecer, providências precisam ser tomadas.

É importante entender que os cuidados desde cedo são fundamentais para que o momento da troca de dentes seja feito de forma natural e, assim, a dentição permanente nasça e cresça mais forte e saudável.

A principal função dos dentes de leite é a de manter os espaços necessários para seus sucessores permanentes enquanto a arcada dentária está em pleno crescimento ósseo, aumentando o seu tamanho. Caso um dente de leite seja perdido antes de seu sucessor permanente nascer, o espaço que estava sendo mantido por ele é perdido, sendo assim, o dente permanente não terá seu local ideal para surgimento na arcada dentária, tendo que nascer em outro lugar, acarretando uma série de problemas de posicionamento dentário e uma mordida incorreta, a má oclusão dentária.

Quando a cárie no dente de leite estiver muito avançada, se faz necessário o tratamento de canal, para que se mantenha o dente em boca até o momento da troca de dentes. Porém,  em alguns casos de cárie muito severa, é preciso partir para a extração do dente de leite. Para que não se perca o espaço para o dente permanente nascer, se faz uso de um aparelho ortodôntico chamado “mantenedor de espaço”, o qual irá garantir o posicionamento ideal do dente permanente.

A prevenção é sempre a melhor conduta. A união de uma boa escovação,  uma alimentação saudável e consultas periódicas da criança ao dentista é a melhor maneira de prevenir o aparecimento de cáries e suas complicações.

Dra. Carine Ribas – CRO 16389

Fone: (54) 99155-6615