Saúde
Previna-se do Câncer do Colo do Útero
24 março 2018 | Saúde
Compartilhe:

O que é HPV? É um vírus (papilomavírus humano) transmitido pelo ato sexual ou pelo contato direto com a pele. Causa verrugas nos órgãos genitais de meninas e meninos. Causa câncer na vagina, vulva, ânus, pênis, boca e na orofaringe.

O que é câncer do colo do útero? É um tumor, causado pelo HPV, que mata uma mulher a cada 90 minutos no Brasil. Começa silenciosamente como manchas brancas no colo do útero e evoluem por anos, sem nenhum sintoma. Depois, conforme a doença avança, aparece sangramento, corrimento, cheiro forte e dor.

Quem pode ter o câncer do colo do útero? A maioria das meninas pegam HPV quando iniciam as atividades sexuais e ele desaparece sozinho depois de alguns meses. Mas, em algumas meninas o HPV persiste e vai causar doença mais tarde, principalmente nas meninas que fumam, usam drogas ou que têm a saúde mais frágil. Quanto mais jovem a menina iniciar a atividade sexual, maior o risco do HPV causar problemas. Quanto maior o número de parceiros, maior o risco de câncer.

Como mulheres e homens podem se prevenir dos HPV? A camisinha usada nas relações sexuais ajuda, e a vacina (em duas doses), aplicada entre os 9 e 13 anos de idade protege mais de 70% dos casos.

Além das vacinas, o que mais a mulher deve fazer? Exame de Papanicolau e/ou teste para HPV: Coleta-se uma amostra de secreção do colo do útero através da vagina. Este exame não dói. O teste de HPV é feito no mesmo material colhido para o Papanicolau. Quando o Papanicolau ou o teste para HPV estão alterados, é preciso fazer e colposcopia e/ou biópsia, pois pode haver uma pequena mancha no colo do útero que é o início do câncer. É a chance da mulher livrar-se do problema, pois nestas fases as lesões podem ser tratadas com sucesso.

As vacinas são seguras? Sim. São muito seguras e são usadas na Europa e na maioria dos países desenvolvidos. Raramente pode ocorrer vermelhidão no local da injeção, pequeno inchaço e dor de cabeça, que passam em pouco tempo. A vacina não deve ser tomada por gestantes ou pessoas com infecções agudas.

Quem tomou a vacina não precisa mais fazer exame preventivo? Precisa sim! A vacina atual protege 70% contra o câncer do colo do útero. Mas existem 30% de câncer causados por outros HPVs que ainda não fazem parte da vacina. Nestes casos o exame preventivo (Exame de Papanicolau e/ou Teste para HPV) ajuda a completar a tarefa de proteger contra o câncer.

Tive o diagnóstico de câncer, o que devo fazer? Nos estágios iniciais, a cirurgia é o tratamento adequado. Quando o tumor já progrediu, o tratamento é feito com quimioterapia e radioterapia concomitante.

Para evitar o diagnóstico tardio, não deixei de realizar o exame preventivo (Exame de Papanicolau e/ou Teste para HPV) regularmente.

 

Dra. Grazieli Sassi

Professora titular da Universidade de Passo Fundo

Título de especialista em Ginecologia e Obstetrícia –TEGO

Pós graduação em Ultrassom ginecológico e obstétrico – EURP

Pós graduação em Videohisteroscopia – FELUMA

Atendimento na Rua Flores da Cunha, 900, sala 05 – Ibirubá

Contato pelos fones 3324-3704 ou 98424-3704