Tapera
Procura pela vacina da gripe é baixa na primeira semana de campanha
22 abril 2019 | Tapera
Compartilhe:

No último dia 10 foi iniciada mais uma campanha nacional de vacinação contra a gripe através do Programa Nacional de Imunização. Tapera esteve, desde então, com as quatro unidades de saúde mobilizadas para a aplicação da vacina nas pessoas indicadas a receberem a vacinação.

Do dia 10/4 até 19/4, a vacinação foi exclusiva para criança de 6 meses até 6 anos incompletos e, a partir de segunda-feira, dia 22, inicia a vacinação para todos os demais grupos prioritários: pessoas acima de 60 anos, puérperas (mulheres em até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores de escolas públicas e privadas, indígenas, pessoas portadoras de doenças e outras condições clínicas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos com medidas socioeducativas, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Em uma semana de campanha, o índice da procura para vacinação foi muito baixo. Foram somente 193 doses aplicadas num total de 749 pessoas indicadas a receber a vacina, totalizando um alcance de somente 25,77% de cobertura vacinal.

A Secretária de Saúde, Marisa de Souza de Vargas, enfatiza a baixa procura pela imunização e solicita que seja feito um esforço dos grupos prioritários para que sejam imunizados.

A campanha se estende até o dia 31/5, lembrando que no dia 4/5, acontece o “Dia D” de vacinação contra gripe. Será no sábado, para facilitar o acesso a quem não consegue se dirigir até uma unidade de saúde durante a semana.