Tapera
Projetos de revitalização no município estão em andamento
22 abril 2019 | Tapera
Compartilhe:

Obras na praça central iniciarão pelo lado da Rua Duque de Caxias

 

A Câmara Municipal aprovou no início de março os projetos que autorizam o Executivo Municipal a abrir crédito suplementar destinado à obra de revitalização da Praça Dr. Avelino Steffens – 1ª etapa e 2ª etapa – e para a revitalização do Parque Natural Guajuviras e do Parque de Exposição José e Rosalina Koehler. Ambos utilizarão recursos a receber do Ministério do Turismo.

A apresentação do projeto de revitalização da Praça Central foi realizada em audiência pública da Prefeitura ainda em dezembro de 2018. Passados alguns meses, a 1ª etapa foi liberada pela Caixa Econômica Federal. O licenciamento ambiental da retirada de algumas árvores para a drenagem do terreno também está pronto.

As árvores serão retiradas por uma empresa contratada, para que não danifiquem as demais. “Nós vamos fazer o replantio (das árvores). Inclusive já está escrito na licença ambiental que há uma quantia de árvores a ser replantadas ali mesmo”, comentou o prefeito Volmar Kuhn.

A retirada dos resíduos, como pedras, terras, será de responsabilidade das máquinas do município. Como uma etapa depende da outra, a 2ª etapa será a instalação da fiação elétrica subterrânea e a construção do segundo banheiro (serão construídos dois banheiros novos, anexados ao quiosque da praça, um na primeira e outro na segunda etapa).

O projeto da 2ª etapa ainda está em fase de montagem, pois depende do orçamento das empresas de engenharia elétrica para que possa ser encaminhado para a Caixa.

 

Projetos dos parques Guajuviras e de Exposições

Projeto de revitalização do Parque Guajuviras

 

Como é vinculado ao do Parque de Exposições, o projeto do Parque Guajuviras, no Bairro Brasília, ainda não foi encaminhado para aprovação. A intenção da Prefeitura era, inicialmente, fazer um calçamento no parque de exposições, mas não foi aprovado pela Caixa. Dessa forma, foi optado pela construção de um novo palco de concreto para as apresentações artísticas.

“Infelizmente, já fazem três semanas que estamos pedindo orçamento para empresas de concreto e não estamos tendo retorno. Isso é uma das dificuldades nossas, porque pronto o orçamento, vai para a aprovação” disse o prefeito taperense.

Como o calçamento no parque não foi autorizado, a sobra de dinheiro será aplicada no Guajuviras. A praça receberá nova área de estar e lazer, com bancos e espaços mais verdes. Será feita a remoção de algumas árvores existentes para que o acesso à praça seja mais fácil; em contrapartida, novas serão plantadas. O parque infantil será reformado, terá novas quadras de esportes, banheiros, melhor iluminação e também será feito o asfalto na Rua Alberto Mânica, assim como a pavimentação poliédrica na Rua Ignês Rotta Pezentti em meia pista, obras que estão no aguardo da liberação do financiamento para iniciarem.