Secretaria de Obras encerra período de podas
8 setembro 2018 |
Compartilhe:

Em agosto, a Secretaria de Obras de Ibirubá deu por finalizadas as podas nas áreas públicas, alertando que a população deve ficar atenta à legislação. Mesmo assim, é difícil entender os critérios utilizados para o serviço na cidade.

Segundo o Departamento de Meio Ambiente, a poda incorreta ou sem autorização ambiental é passível de sanções previstas na Lei Federal nº 9.605/2006, Decreto Federal Nº 6.514/2008 e Lei Municipal nº 2.088/2006. “A população deve observar a legislação vigente, buscando informações junto à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente”, observou Clair José Benini, coordenador de Obras da área urbana.

A poda não pode ser realizada todo ano, mas esse realmente não é o caso de muitas ruas da cidade, simplesmente esquecidas pela equipe da SMO. Bons exemplos são as ruas Serafim Fagundes e Tiradentes, no centro da cidade. Na primeira, moradores e comerciantes já desistiram de solicitar as podas, quando eles mesmos não pagam serviço profissional para efetuá-las. Há reclamações por toda a cidade.

A responsabilidade também pode ser compartilhada pela Prefeitura. No caso de risco iminente, deve-se acionar a Defesa Civil (3324-8500) ou os Bombeiros (nº 193). Se as árvores atingirem a rede de energia elétrica, é acionada a concessionária de energia, no caso a RGE.

Foto: Áreas foram esquecidas, no centro e bairros (foto: esquina das ruas Sete de Setembro e Serafim Fagundes)