Selbach: 54 anos de instalação
18 maio 2020 |
Compartilhe:

Selbach comemorou na quarta-feira, 13 de maio, seus 54 anos de instalação. Até 1924, Selbach pertenceu ao Distrito de Boa Esperança, hoje município de Colorado, integrado a grande Passo Fundo. Em agosto de 1924 houve a instalação da Sede Distrital como 9º Distrito de Passo Fundo. Em 1931, a vila de Selbach passou a ser o 4º Distrito de Carazinho e em 1954, o 2º Distrito de Tapera.

No dia 22 de Setembro de 1965 foi criado o município de Selbach e em 13 de Maio de 1966 foi oficialmente instalado, tendo como seu primeiro administrador e interventor Federal, o senhor Benno Ely.

Selbach teve suas terras adquiridas em 1897 do Governo Federal pelo Coronel Jacob Selbach Junior, formando-se o núcleo inicial de colonização em 1905. Em pequenos lotes, no meio da floresta nativa que cobria toda a região, produziam milho, feijão, trigo, fumo, mandioca e batatas. Os compradores que se candidatavam a adquirir lotes do colonizador Coronel deviam ser a princípio agricultores (colono), católico e preferencialmente ser alemão.

Em homenagem à Jacob Selbach Júnior o município recebeu a denominação histórica e política de Selbach.

O prefeito municipal de Selbach, Sérgio Ademir Kuhn, parabeniza e registra especialmente a comissão emancipacionista, para qual através de todos os seu familiares, sintam-se reconhecidos pelo seu trabalho de colonização das terras. “Fica o registro e conhecimento de todos que tiver a oportunidade de administrar esse município como eu tenho hoje. São várias ações de desenvolvimento na parte da saúde, na parte da educação, infraestrutura, onde que somados podemos dizer que são 54 anos de história com muito trabalho.”