Saúde
Selbach participa do 4º Encontro sobre Agrotóxicos
25 junho 2018 | Saúde
Compartilhe:

Buriti, interior de Santo Ângelo, sediou segunda-feira (18) o 4º Encontro Regional sobre Agrotóxicos. O evento foi realizado pelo GT Macro Regional, do qual a Secretaria Municipal da Saúde de Selbach faz parte, trazendo o tema “Impactos dos agrotóxicos na saúde e no ambiente”.

Entre os palestrantes estiveram representantes da Emater, Embrapa, Unijuí, Batalhão Ambiental da Brigada Militar, Secretaria Estadual da Saúde, Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação, bem como o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST Ijuí).

O município selbachense apresentou uma oficina acerca a história dos agrotóxicos, a já premiada nacionalmente “Exposição colheita venenosa”. O fiscal sanitário Jorge Rogélson da Silva sintetizou em um histórico sobre como os agrotóxicos foram desenvolvidos a partir das armas químicas desenvolvidas durante as duas grandes guerras.

Também foram abordados casos de adoecimento de agricultores expostos a agrotóxicos, a importância do uso de EPIs e métodos para diminuir o consumo de pesticidas na lavoura convencional.

O encontro contou com a presença de universitários, profissionais da saúde, agricultores e técnicos agrícolas.