Seminário Técnico do Leite da Cotribá: informação e tecnologia para o produtor
15 julho 2017 |
Compartilhe:

Alto desempenho produtivo e máxima eficiência econômica são os insumos necessários em uma propriedade para que a atividade leiteira torne-se rentável. E estes foram assuntos que pautaram o 8º Seminário Técnico do Leite promovido pela Cotribá na quinta-feira (13).

Produtores e estudantes de mais de 60 municípios de todo o Estado lotaram a Asfuca em busca de conhecimento e embasamento técnico. As abordagens contemplaram toda a cadeia produtiva do leite, desde questões como a importância da dieta para a performance produtiva da vaca, até a gestão de pessoas como elemento fundamental para o sucesso da propriedade.

O evento começou por volta das 9h. O gerente de Varejo da cooperativa, Marcelo Felipe Debortoli, fez a abertura oficial destacando os objetivos do seminário e o papel da Cotribá como fomentadora da bacia leiteira, fornecendo insumos, assistência técnica e oportunizando conhecimento aos produtores.

O presidente Celso Krug, pioneiro e grande incentivador da atividade, passou uma mensagem de otimismo diante de um cenário pouco animador, com sucessivas quedas no preço do produto. Na sequência, o professor João Ricardo Alves Pereira, de Ponta Grossa, e o consultor Francisco Bento de Oliveira Neto, da Cargill, falaram sobre a produção de alimentos e de rações, respectivamente.

Durante o intervalo para o almoço, servido no local, os participantes puderam também visitar os espaços das empresas parceiras. À tarde, o gerente da Fazenda Colorado, de Araras (SP), Sérgio Soriano, falou sobre a gestão de pessoas. A propriedade é a maior produtora de leite do Brasil.

A Syngenta divulgou o resultado de concurso de qualidade de silagem, lançado no seminário do ano passado. Os ganhadores foram Rosnei Grave, de Quinze de Novembro, Osvino Schultz (Ibirubá) e Elemar Rauch (Quinze), que ganharam TVs.

O evento terminou com sorteio de brindes. Neste ano, as empresas parceiras foram Cargill/Nutron, Resolpec/Kemin e Intersul/MSD (patrocinadores diamante); Basso Pancotte, Weizur, Ouro Fino, Miagro, Bayer, BS Bios, Agropecuária Rebelato, Syngenta, Bio Aromas, Ipacol e São José (patrocinadores ouro); e, CCGL (patrocinador prata).

O 9º Seminário Técnico do Leite Cotribá já tem data definida: será dia 19 de julho de 2018.