Geral
Troca de estação: chegou o Outono
25 março 2019 | Geral
Compartilhe:

Estação começou quarta-feira (20) e vai até 21 de junho

Depois de um verão de altos e baixos, a estação se despede com mudança no tempo. Logo no primeiro dia de outono de 2019, uma frente fria derrubou as temperaturas na maioria das cidades gaúchas. O outono começou, oficialmente, às 18h58min da quarta-feira (20), em todo o Hemisfério Sul. A estação é considerada um período de transição entre o verão e o inverno, pois no início da estação, os dias ainda são quentes e há chuvas e, ao final do período, os dias começam a ficar mais frios e a chuva diminui, anunciando a chegada do inverno.

Nesta quarta, dia e noite têm praticamente a mesma duração. À medida que a estação avança, os dias ficam menores e as noites maiores até o início do inverno, em 21 de junho.

Uma das mais fortes características do outono é a diminuição da quantidade de radiação que chega na região, como consequência, temos a diminuição das temperaturas.

Além de separar o verão do inverno, preparando-nos para os dias frios, com a retirada de casacos e agasalhos do armário, o outono é também o mês da colheita. Sobretudo, de frutas. Para a maioria dos gaúchos o clima é favorável para tomar chimarrão no sol e comer bergamotas. “Lagartear no sol”, como a maioria fala.