Geral
Verão será menos chuvoso no Rio Grande do Sul
21 dezembro 2017 | Geral
Compartilhe:

O verão começa oficialmente nesta quinta-feira, às 13h28min, e termina em 20 de março, às 13h15min. A mais quente das estações é, costumeiramente, caracterizada por ser um período mais chuvoso e com temperaturas mais elevadas em todo o País. A previsão do Climatempo aponta que, em fevereiro e em março, o volume de chuva pode ser um pouco acima da média esperada na região Sul. Mesmo assim, as condições meteorológicas indicam que a estação terá menos chuva do que o normal, mas não será completamente seca.

Ao contrário de outras regiões, como o Sudeste e o Centro-Oeste, no Sul, a chuva não fica concentrada em duas estações do ano, e sim é bem distribuída ao longo de todos os meses, especialmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

De acordo com o Climatempo, o Sul e o Nordeste são as regiões que mais sentem a influência de fenômenos como El Niño e La Niña. A temporada deste verão começa com uma situação de La Niña Advisory, o que quer dizer que a temperatura da água do mar da porção Central e Leste do Oceano Pacífico Equatorial está abaixo do normal e, deste modo, deve se manter pelos próximos meses. Sendo assim, não se pode dizer que o La Niña está estabelecido, mas o resfriamento do oceano vai influenciar o regime de chuvas e as temperaturas no Brasil durante a estação.

Este verão também pode trazer a volta do mosquito Aedes aegypti. Considerando que o inverno no Rio Grande do Sul não foi muito rigoroso, a tendência é de que os mosquitos tenham se proliferado e que casos de dengue, zika vírus e febre chikungunya voltem a aparecer.

O último dia de primavera foi de tempo instável, com chuva em diversas cidades gaúchas. Tudo indica que a quinta e a sexta-feira serão de tempo nublado, com pancadas de chuva em todo o Estado. A previsão para sábado e domingo é igualmente desoladora para quem pretende curtir o fim de semana no Litoral: céu nublado e pancadas de chuva.

Hoje, a temperatura fica entre 15 e 35 graus no Estado. Em Porto Alegre, deve oscilar menos, entre 21 e 27 graus. Para amanhã, o Instituto Nacional de Meteorologia aponta que os termômetros no Rio Grande do Sul vão variar entre 16 e 34 graus, e, na Capital, entre 21 e 31 graus. Ontem, a temperatura mais alta, de 33,9 graus, foi sentida em Uruguaiana, e a mais baixa, de 15,8, em São José dos Ausentes. Na Capital, variou entre 21 e 27,4 graus.

 

Jornal do Comércio

Foto: Último dia da primavera foi de tempo instável em Porto Alegre (CLAITON DORNELLES/JC)

Original em http://jcrs.uol.com.br/_conteudo/2017/12/geral/602920-verao-sera-menos-chuvoso-no-rio-grande-do-sul.html