Comunidade
Zulu: o cãozinho mais querido da Serafim Fagundes
16 dezembro 2017 | Comunidade
Compartilhe:

Pequeno Yorkshire terrier Zulu teve a pata dianteira esquerda amputada há dois anos, após uma briga

Todo mundo já conhece o gato Mintsie, atração da Rua Serafim Fagundes e do Jornal Visão Regional, felino que encanta a todos com seu jeito manhoso e preguiçoso. Seu colega está poucos metros adiante: o cachorrinho Zulu. Da raça Yorkshie, ou York, Zulu chama atenção de todos que passam nas imediações do Banco do Brasil não só por seu jeitinho dócil e carinhoso, mas pela falta da perninha dianteira esquerda.

Com bastante dificuldade, o pequeno – mas sapeca – Zulu, se locomove na calçada. E é inevitável: os transeuntes param para olhar, afagar e até fotografar o pequeno.

A Reportagem conversou com a comerciante Ana Cláudia Weirich, proprietária da Loja Detalhes, que contou a história do canino. “Zulu já está em idade avançada e pode ser considerado um cão idoso, pois convive há 14 anos com a família. Há dois anos, em um belo dia ensolarado de setembro, nossa família foi até um condomínio em uma cidade vizinha para comemorar um aniversário. Lá, Zulu foi atacado por um cão maior, e, infelizmente, ficou gravemente ferido”, lamentou.

Deste triste episódio até hoje, o cãozinho já passou por três cirurgias. Em uma delas foi colocada uma placa com quatro parafusos na perninha, mas por pouco tempo, já que houve rejeição. Aí, aconteceu o inevitável: a amputação.

Desde então, com bastante dificuldade, mas muita garra, o aguerrido cãozinho se locomove e emociona a todos que passam pelo local diariamente.

O cachorro faz sucesso, e é bastante comentado entre as pessoas da comunidade, até nas rodas de chimarrão. “Várias pessoas vêm perguntar dele, ou contam que, vez ou outra, o assunto da roda no mate é o Zulu”, contou. Ele é uma grande lição de vida para todos nós, pois nos ensinou que nunca devemos perder a força, a coragem e a garra. Apesar das dificuldades, a vida é um aprendizado constante”, falou a dona, emocionada.

A Rua Serafim Fagundes, na quadra entre a Sete de Setembro e a General Osório, possui, portanto, duas interessantes atrações: o gato folgado Mintsie e também o simpático Zulu. Quem passar pelas imediações aproveite, portanto, para conferir de perto estas figurinhas, que, aliás, gostam muito de um afago e carinhos.