A enfermagem e a política: cidadã de Lagoa dos Três Cantos se dedica em prol dos munícipes
19 março 2021 |
Compartilhe:

A dedicação ao bem comum é o que move determinadas pessoas. É o caso da técnica de enfermagem Arilucia Erthal Simon, de 43 anos. Natural de Aral Moreira, no Mato Grosso do Sul, ela reside há 24 anos no Rio Grande do Sul, sendo 17 em Lagoa dos Três Cantos. Além disso, é técnica em contabilidade e cursa Administração.

A dedicação ao cuidado pelas pessoas vem de influência de seus pais, cujas famílias são oriundas do RS. “Estar próxima vivenciando grandes aprendizados foi o que me fez crescer muito como profissional e como ser humano, e por isso, a escolha do Técnico em Enfermagem”, frisou. “Sempre ouvi de meus pais a vontade de retornar para o Sul e ficar mais perto da família, e foi o que aconteceu”, destacou.

Depois de um tempo, veio ao encontro dos anseios de Arilucia a vontade de continuar estudando. “O curso de Técnico em Contabilidade me qualificou em outras áreas e ampliou meus conhecimentos. Hoje, curso Administração, pois em qualquer profissão, seja qual for, precisamos ser bons administradores. O conhecimento ninguém tira de nós”, ressalta.

Arilucia é vice-presidente da Câmara de Vereadores de Lagoa dos Três Cantos: “Fui convidada para fazer parte da mesa diretora e, com muita honra, aceitei o convite, estando ciente da responsabilidade e da importância de representar nosso município no Legislativo”. Ela já foi vereadora no mandato 2013-2016, e segundo explica, “foi uma experiência muito significativa e que me trouxe uma bagagem de grande aprendizado”.

Para Arilucia, a experiência de poder estar próxima da comunidade e ouvir as demandas do dia a dia proporciona um sentimento de gratidão, pois assim, é possível oferecer aos munícipes uma melhor qualidade de vida. “Trabalhar e lutar em busca de melhorias e projetos que venham ao encontro de tudo que eu possa fazer no nosso município, crescer e desenvolver”.

Na presente situação de emergência pública de saúde, ela ressalta: “Saúde é nosso bem maior! É levantar todos os dias com o pensamento de fazer o bem para as pessoas de forma ética e, acima de tudo, colocando-se no lugar dos outros! Saúde é olhar para o próximo sem distinção! É acolher, ajudar e se importar com as pessoas! Nos dias de hoje, estamos vivenciando mais a saúde, mas talvez, de uma forma mais pesada, com perdas e incertezas que a pandemia nos trouxe!  Ao mesmo tempo, porém, com fé, acreditamos que dias melhores virão.”

Arilucia finaliza com uma mensagem de agradecimento, de pesar pela pandemia e da estima pela força das mulheres:

“Deixo registrada a minha gratidão aos meus pais, que me ensinaram, com palavras e atitudes, a ser quem sou hoje. Agradeço ao meu marido e à minha filha, que sempre estiveram ao meu lado. Deixo registrados os meus sentimentos às famílias enlutadas pela covid-19. Deixo minha gratidão à Secretaria da Saúde e a toda a equipe. Mas não posso esquecer-me de deixar uma mensagem para as mulheres: que tenhamos coragem e determinação para correr atrás dos nossos sonhos, e se o obstáculo for grande, que tenhamos coragem para contorná-lo, pois somos mais capazes do que imaginamos.”