Adalberto Henrich recebe a Medalha da 55ª Legislatura
17 dezembro 2021 |
Compartilhe:

O médico Adalberto Henrich, mais conhecido como Dr. Beto, foi agraciado nesta quinta-feira (16) com a Medalha da 55ª Legislatura, honraria concedida pela Assembleia Legislativa. A entrega foi feita pelo deputado Clair Kuhn (MDB), autor da homenagem, em solenidade que contou com a presença de familiares, lideranças municipais, secretários, vereadores e do prefeito de Tapera, Volmar Kuhn.

Durante a cerimônia, ocorrida na Sala da Presidência do Parlamento gaúcho e transmitida virtualmente, o deputado Clair relembrou situações que demonstraram a simplicidade e a humanidade do Dr. Beto no exercício da profissão em Tapera. Ele ressaltou ainda o respeito do médico pelos papais e pelos pacientes, a quem classificou como pessoa maravilhosa como profissional e como cidadão.

“Esta homenagem é do pai Clair, mas também é da sociedade gaúcha e do nosso Parlamento ao médico Beto que honra a sua profissão. Por isso, sou extremamente orgulhoso por estar aqui na Assembleia defendendo a nossa região e poder entregar esta medalha”, enfatizou o deputado Clair.

Após dizer que o reconhecimento era uma forte emoção que estava vivenciando, o Dr. Beto recordou as dificuldades enfrentadas no início da profissão, quando ainda não existiam exames avançados para auxiliar no diagnóstico, especialmente no interior do Estado. Prestes a completar 50 anos de atuação, ele se tornou uma referência no Alto Jacuí, sem nunca perder a essência.

“Quando você faz um bem por uma família ajudando a resolver um problema de uma criança fica uma imagem gravada. E essa imagem foi passando de geração para geração. Com a chegada de novos colegas na região isso criou uma sensação de uma capacidade médica além do que eu sei que sei. Mas eu consigo entender perfeitamente a gratidão do Clair, mas sei bem até que ponto eu consigo ajudar as pessoas ou não”, destacou o homenageado.

Representante da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, o deputado Elton Weber (PSB) elogiou a iniciativa do deputado Clair e a história do Dr. Beto de dedicação e trabalho às pessoas. “Termos pessoas como o senhor, Dr. Beto, que tanto fez, tanto se profissionalizou, tanto ajudou, a Assembleia Legislativa só pode fazer uma coisa no dia de hoje: mais uma vez aplaudi-lo”, completou o deputado Weber.

PARTICIPAÇÕES

Estiveram presentes ainda na cerimônia a esposa do Dr. Beto Sônia Maria Henrich; o vice-prefeito de Tapera Osvaldo Henrich Filho; os cunhados do Dr. Beto Rodolfo Uber e Catarina Henrich Dias; os filhos do deputado Clair, Ana Clara e Eduardo Kuhn; a primeira-dama de Tapera Marilei Kuhn; a presidente da Câmara de Vereadores Solange Teresinha Vieira Goettems; vereadores Márcio Paulus e Vanize Mara Rutzen; secretário de Administração de Tapera Stéfano Simon; presidente do Fórum dos Corede Beto Visoto; da noiva do deputado Clair Kuhn, Marcela Prass Scheffler; e demais lideranças.

O HOMENAGEADO

Adalberto Henrich nasceu em Tapera no dia 11 de maio de 1946. É o terceiro filho do comerciante Osvaldo Henrich e da professora Etelvina Ancélia Henrich. Após encerrar o ensino fundamental, mesmo com limitada condição financeira, mudou-se para Porto Alegre em 1962, quando prestou prova e conseguiu uma vaga no Colégio Estadual Júlio de Castilhos, onde concluiu sua formação.

Em 1966, ingressou na faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), formando-se em dezembro de 1971. Em janeiro de 1972, passou a exercer a profissão e atender especialmente crianças e adolescentes em Tapera, onde permanece até hoje, prestes a completar 50 anos de trabalho reconhecido por incontáveis famílias que levaram seus filhos para serem atendidos pelo Dr. Beto.

Crédito das fotos: Guerreiro/Agência ALRS