Agosto Dourado: atendimento a gestantes de Lagoa dos Três Cantos
16 agosto 2021 |
Compartilhe:

As gestantes do município de Lagoa dos Três Cantos que fazem acompanhamento na atenção básica são atendidas pelo ginecologista e obstetra Mateus Lupi Schenkel, que as avalia dentro de todos os aspectos necessários para garantir uma gestação segura. Também participam, sempre que necessário, os médicos clínicos João Guterres e Plínio Mombelli. O atendimento também conta com profissionais de enfermagem, odontologia, nutrição e psicologia.

As gestantes que fazem seu acompanhamento pré-natal no setor privado são acompanhadas na unidade sempre que necessário. O setor de imunizações garante que todas as gestantes recebam as vacinas necessárias e realizem os testes rápidos preconizados pelo Ministério da Saúde. O setor de odontologia, também como parte importante dos cuidados no pré-natal, avalia-as e toma as condutas necessárias, garantindo uma saúde bucal adequada para esse período.

A UBS Vanessa Sabrina Schneider sempre priorizou encontros com as gestantes no intuito de manter uma maior proximidade com a unidade e os profissionais, bem como entre elas mesmas, objetivando a troca de experiências e saberes, e também, momentos de educação e promoção da saúde. Porém, com a pandemia, decidiu-se priorizar a segurança das gestantes, e esse contato aconteceu de forma virtual por grupo de WhatsApp.

Com o Agosto Dourado, os encontros presenciais serão retomados ainda neste mês, “onde poderemos também falar sobre amamentação, assunto de extrema importância que deve enfatizar a cada mãe o quanto é uma experiência única e especial”, completa Daiana Schumann, enfermeira da UBS.

“O aleitamento materno é uma das melhores condutas para garantir a saúde infantil, e essa é uma responsabilidade tanto da mãe quanto nossa, como profissionais, no sentido de orientar, ensinar, incentivar e construir esse processo junto às famílias. O Agosto Dourado se define pelo ‘padrão ouro’ de qualidade do leite materno, que garante um alimento completo capaz de proteger os bebês e crianças, sendo considerado a primeira ‘vacina’ do bebê, pois confere proteção e tem papel fundamental no desenvolvimento do sistema imunológico do recém-nascido”, conclui Diana.