Tapera
Alunos do Instituto Imaculada realizam bate-papo com biólogo da UFRGS
1 setembro 2021 | Tapera
Compartilhe:

O biólogo Maurício Tavares, do Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e do canal Fauna Marinha RS, no YouTube, conversou com os alunos do 6º ano do Instituto Imaculada no dia 10 de agosto. A atividade fez parte da Mostra do Conhecimento deste ano, em que a turma desenvolverá sua pesquisa na temática “Vida Marinha”, com a orientação da professora de Português e Projeto, Carla Silvana Yora.

Maurício abordou a questão da biodiversidade presente na costa marinha do Rio Grande do Sul, sendo de grande riqueza devido às correntes marinhas existentes no litoral do estado, sua importância para a nossa vida. Trouxe, também, o problema da produção e da destinação incorreta do lixo pelo ser humano, em especial, o plástico. De acordo com pesquisas realizadas, praticamente em todas as espécies marinhas mortas são encontrados resíduos de plástico no estômago dos indivíduos.

A conversa também abordou assuntos como as espécies ameaçadas de extinção, a fauna marinha do estado, a pesca, a migração dos animais em busca de alimentos e a reprodução na costa do RS. A partir da agenda 2030, através de seus objetivos de desenvolvimento sustentável, a turma contextualizou seu tema de pesquisa.

A turma dará continuidade ao trabalho, com levantamento de dados referentes à produção, coleta e destino do lixo, assim como com projetos socioambientais de nosso município para que, assim, haja proteção do meio-ambiente e cuidado com as fontes hídricas de Tapera.

Na foto, Maurício está com seus filhos. Ele aproveitou o período de distanciamento social para criar um canal no YouTube sobre a fauna presente no Litoral Norte gaúcho. No ar há algum tempo, o Fauna Marinha RS tem pouco mais de mil inscritos. E um detalhe: os locutores dos vídeos são crianças, incluindo os filhos do biólogo.