Esporte Tapera
Capoeira tem papel importante na formação das crianças e adolescentes
14 junho 2021 | Esporte Tapera
Compartilhe:

Os treinos presenciais de capoeira retornaram em toda a rede municipal de ensino de Tapera e nos projetos oferecidos pelo CRAS. De acordo com o professor Ezequiel Oliveira, o “Crespo”, “o sentimento de retornar é fantástico, pois é algo que amo fazer. É muito bom poder voltar a me movimentar com meus alunos”. A capoeira está retornando com os treinos presenciais com todos os cuidados sanitários. Para os participantes, é obrigatório o uso de máscaras e a distância de segurança é mantida entre os integrantes.

A capoeira é uma arte marcial que foi criada, segundo seus propósitos, para combater o opressor, e não para criar novos oprimidos. É uma luta que, em sua essência, esquiva, foge, escapa e, somente na real necessidade, ataca. A capoeira ensina estratégias e trabalha a disciplina, o respeito e a paciência.

Conforme Crespo, “na capoeira, todos são especiais. Um verdadeiro capoeirista sabe respeitar as diferenças e as limitações de cada um. A capoeira abraça o aluno com mais dificuldade com os mesmos braços que abraça o mais habilidoso. A habilidade não deve ser levada em conta na hora de procurar uma aula de capoeira, pois esta, se não [for] natural, é desenvolvida com atenção e foco nos movimentos e nos ensinamentos de aula”.

Segundo Crespo, o objetivo vai além de formar um atleta. Busca-se, também, formar bons cidadãos para uma sociedade futura ou atual. “Um aluno com habilidade e destreza natural, se não tiver disciplina e respeito à hierarquia, não se tornará um bom capoeirista. Pode, ele, fazer os movimentos mais difíceis, as acrobacias mais impressionantes, impressionar os leigos e os mais novos, mas não terá seu valor frente à capoeira e a seus mestres”, explica ele.

Atualmente, os alunos beneficiados pelo projeto são os da rede municipal de ensino e os alunos do projeto do CRAS. Todos que estão ligados a essas instituições podem solicitar a inscrição no projeto junto às direções.

O professor Crespo ressalta as dificuldades enfrentadas nas aulas online. “Muita coisa se perde quando a aula é online. Passamos o movimento, mas não temos como saber a real dificuldade dos alunos. E, assim, eles deixam de aprender alguns movimentos EM que tenham um pouco de dificuldade”.

Ele diz que a única exigência para que o aluno possa participar do grupo é ter respeito com o professor e com os demais integrantes. “Tudo o que a capoeira exige é respeito e atenção! O resto será uma consequência natural, sem rótulos, sem apontar dedos. Todos na capoeira são bem-vindos, é uma arte que combate o opressor desde os tempos das senzalas até os dias atuais. Na capoeira, não existe opressão ou exclusão: existe união, pois só com união é possível fazer uma boa roda de capoeira”, finaliza o professor.