Cédulas falsas circulam no comércio de Espumoso
20 abril 2021 |
Compartilhe:

Os espumosenses precisam ficar em alerta sobre a circulação de cédulas falsas na cidade. Ao longo desta semana, cinco comerciantes, de estabelecimentos distintos, relataram casos com a passagem de notas falsas.

Os comerciantes e comerciários já identificaram cédulas de R$ 50 e R$ 100 falsificadas.

Recebi a Nota Falsa no Comércio: O que fazer?

Se você receber uma nota suspeita como troco em comércio, ou como pagamento por serviços ou produtos, o correto é levar a nota até um banco. A instituição pegará os seus dados (nome completo, CPF, telefone e endereço) e encaminhará a nota para uma análise no Banco Central.

Como identificar se uma nota de real é falsa?

Abaixo, algumas dicas sobre como descobrir se uma nota é falsa.

O Banco Central, inclusive, lançou em 2018 o aplicativo Dinheiro no Bolso, disponível para Android e iOS que permite identificar em poucos minutos se uma nota é verdadeira. O aplicativo é gratuito e ocupa pouco espaço, sendo uma forma eficiente de não cair em golpes. Além disso, há no mercado, máquinas, canetas e outros itens que ajudam neste procedimento. Veja alguns cuidados que valem a pena tomar antes de receber uma nota de valores mais altos.

1 – Marca d’água

É o detalhe mais importante para ficar atento. Porém, as cédulas de 1994 a 2010 são diferentes das notas de 2010 em diante. Então existem duas formas de verificar. Se sua nota for de 1994 à 2010, segure-a contra a luz e observe a área clara da cédula. Você precisa enxergar no lado esquerdo os desenhos da República ou Bandeira nacional. Nas notas de 2010 em diantes, olhando a frente da nota, existirá a figura da República. Na área clara, há a representação de animais, em tons claros e escuros.

2 – Elemento de segurança

Primeiramente nas cédulas de 1994 à 2010 você irá observar a imagem oculta, no caso você irá olhar a frente da cédula da Primeira Família, que no caso é o lado que contém a numeração, a partir do canto inferior esquerdo. No entanto, se você colocar a nota na altura dos olhos, sob luz natural as letra BC aparecerão.

Enquanto as cédulas a partir de 2010 você irá colocar à frente da nota na altura dos seus olhos, na posição horizontal, tem que ter bastante luz no local. Logo depois, você irá observar o número correspondente ao valor dentro do retângulo, no lado direito da cédula.

3 – Textura da nota

O papel moeda, usado para fabricar as notas, é mais áspero e espesso que um papel comum e possui um relevo na figura da República onde está escrito “Banco Central do Brasil”. Também há um alto relevo na figura do animal que a ilustra e nos números do valor da nota.

4 – Armas nacionais como símbolos

Também na observação contra a luz, aparecerá o símbolo das armas nacionais, impressos dos dois lados, de modo que se encaixam perfeitamente dos dois lados. Caso não estejam no lugar certo ou não apareçam, a nota pode ser falsa.

5 – Faixa holográfica

Para verificar esta faixa, basta fazer movimentos leves, observando a frente da cédula, à esquerda. Também há um fio de segurança, embutido no meio do papel da cédula.

*Com informações Clic Espumoso e ACEOP.