Tapera
Colaboração da comunidade é fundamental no cuidado com os contêineres
10 agosto 2021 | Tapera
Compartilhe:

“Cuide dos contêineres: ajude a preservar o que é seu”

A instalação de contêineres em Tapera teve início em março de 2020, visando maximizar a eficiência do recolhimento e melhorar o local de disposição do lixo doméstico. Conforme a Secretaria de Desenvolvimento, a população tem auxiliado na fiscalização e na cobrança do uso correto, por diversas vezes, inclusive, colaborando na limpeza.

Porém, desde a instalação dos equipamentos, alguns casos de vandalismo ocorreram. Um deles foi incendiado no bairro Azul  em maio de 2020. Outros sofreram danos por veículos, principalmente nas ruas centrais, e em alguns casos, como o que  aconteceu na última semana, na madrugada do dia 1º de agosto, houve depredação. Devido às diversas câmeras de vigilância existentes na região, os indivíduos responsáveis pelos atos já foram identificados, e as imagens serão enviadas à Delegacia de Polícia para serem tomadas as medidas cabíveis.

A Prefeitura Municipal de Tapera dispõe de uma ouvidoria para que os cidadãos possam denunciar de forma online, rápida e fácil. É possível, ainda, denunciar pelos telefones (54) 3385-3300 e (54) 3385-3327. Além do disque-denúncia, a colaboração da comunidade vai desde o acondicionamento correto do lixo, a colocação dos resíduos nos dias e horários estabelecidos, o respeito à coleta seletiva, a utilização dos contêineres exclusivamente para lixo doméstico, bem como o auxílio na fiscalização para evitar qualquer ato de vandalismo ou de uso incorreto.

“Vale salientar, que os contêineres são de toda a comunidade. Quando ocorre qualquer depredação e os autores não são identificados, quem paga o dano somos todos nós, taperenses”, comenta o secretário municipal de Desenvolvimento, Elias Goulardt.