Tapera
Condutores e técnicos de enfermagem participam de treinamento
28 junho 2021 | Tapera
Compartilhe:

Os condutores e técnicos de enfermagem que atuam no plantão da ambulância do município de Tapera participaram de um simulado de atendimento a múltiplas vítimas de trauma. O objetivo da ação foi treinar e capacitar as equipes envolvidas no atendimento pré-hospitalar dos municípios de Espumoso e Tapera, bem como organizar o fluxo de atendimento pré e intra-hospitalar em situações que envolvam diversos feridos.

O projeto teve iniciativa do SAMU de Espumoso em parceria com as secretarias municipais de saúde das duas cidades.  Participaram do evento, também, a Brigada Militar, a Polícia Rodoviária Estadual de Tapera e o Corpo de Bombeiros.

O treinamento teórico foi realizado em Espumoso na sexta-feira, dia 18, e foram abordados temas como atendimento a paciente em parada cardiorrespiratória (PCR) e a múltiplos feridos em acidente envolvendo trauma. O evento contou com a participação da delegada de polícia Jacqueline Pauli, do sargento Aguirre (Polícia Rodoviária Estadual de Tapera), do doutor Lyncon Bravo (ESF Centro), do enfermeiro Cassiano Rodrigues, coordenador do SAMU de Espumoso, e da enfermeira Lilian Durigon, responsável técnica do hospital de Espumoso.

Já no sábado, dia 19, ocorreu a parte prática do curso, também em Espumoso, no ginásio do parque de exposições. Foram realizadas várias simulações, incluindo a de um acidente com múltiplas vítimas sendo removidas para o hospital de Tapera.

Cassiano Rodrigues, que também é enfermeiro na EFS Zona Sul, de Tapera, analisa a importância da qualificação das equipes:  “Assim, vamos trabalhar com a existência de mais profissionais e não só com o que a gente trabalha no dia a dia, mas sim, [também] oferecendo apoio e [recebendo] suporte de outros órgãos. Dessa forma, será evitada a superlotação dos hospitais, pois as equipes saberão direcionar as vítimas, atender o maior número delas e dar maior qualidade de vida a todos”.