Conferência Intermunicipal de Educação foi realizada em Tapera
22 outubro 2021 |
Compartilhe:

Por: Tauana P. da Costa/Jornalista do Jornal da Integração-Tapera/RS

 

O Centro de Eventos em Tapera recebeu na terça-feira, dia 19, durante todo o dia, a Conferência Intermunicipal de Educação da Associação dos Municípios do Alto Jacuí (AMAJA). Para iniciar o evento, o Coral Municipal Infantil e Infanto Juvenil do PUFV e Arte Circense realizaram suas apresentações. O evento também contou com a presença de autoridades locais e regionais.

Essa conferência é o resultado de uma mobilização e construção conjunta dos municípios da AMAJA “que muito nos orgulha, pois demonstra que acreditamos na importância da participação e da ocupação dos espaços democráticos em prol da melhoria da educação”, ressalta a coordenadora do Fórum Municipal de Educação de Tapera, Lucimara Karpe Canova.

Esse momento foi precedido por uma mobilização em cada um dos municípios da AMAJA, congregando esforços das Secretarias de Educação, dos Fóruns Municipais de Educação, Conselhos Municipais de Educação, poderes Executivo e Legislativo, das comunidades e das instituições de ensino através de representantes dos profissionais da educação, estudantes e famílias.

A educação enfrenta muitos desafios, mas considera-se que é pela oferta de uma educação contemporânea e conectada com as demandas sociais que se constrói uma sociedade melhor, com engajamento nas discussões apresentadas no documento-referência da IV CONAE 2022.

A IV CONAE 2022 tem como temática a “Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”, e se constitui como um espaço de participação da sociedade na formulação e acompanhamento das políticas educacionais, tendo em vista o desenvolvimento da educação nacional.

Essa conferência é uma etapa preparatória para a Conferência Estadual de Educação, prevista para acontecer até o final de abril de 2022. A IV Conferência Nacional de Educação será realizada em Brasília, em novembro de 2022.

Conforme Lucimara, o evento foi positivo, “pois mostrou a força da nossa região e de sermos capazes de organizar um evento dessa forma, [além de] usar os espaços democráticos”. O evento também se destacou devido ao grande número de pessoas que se dispuseram a serem delegadas para a conferência estadual de 2022. “Isso também demonstra que eles gostaram de participar, que se sentiram à vontade e valorizados”, comenta.

De acordo com a coordenadora, “nós temos muitos desafios a enfrentar com a educação, mas é importante que a gente se mobilize e possa participar do planejamento dessas políticas públicas educacionais”. Ela diz que “a gente sabe que nem tudo que a gente propõe vai acontecer, mas o importante é que usemos esse espaço para nos posicionar, para poder contribuir e aprofundar esses temas relacionados à educação. Como profissionais da educação e como comunidade, a gente precisa ter um olhar especial pela educação e se envolver cada vez mais com as discussões relacionadas às políticas públicas”, ressalta.

No encerramento do evento, a coordenadora dos secretários de educação da AMAJA, Sandra Denise Bandeira Guerra, entregou um mimo para o coordenador da Conferência Intermunicipal de Educação, professor Darci.