Cooperativa Escolar da Vila Paz realiza assembleia geral
13 setembro 2021 |
Compartilhe:

A COOEPAZ realizou no dia 3 de setembro, na EMEF João Batista Mocelin, sua Assembleia Geral Ordinária, que contou com a presença do presidente da Sicredi Integração Rota das Terras RS/MG, Sérgio Luiz Tonello, da diretora Josemári Eckstein, da assessora pedagógica Patrícia Brum Pacheco e dos professores orientadores Denize Vogt e Joel do Nascimento. Os trabalhos foram conduzidos pela diretora de divulgação da COOEPAZ, Arianise Gabrieli Melo de Campos que ressaltou na abertura que a assembleia é, sobretudo, “um lugar de aprendizagem”.

O encontro iniciou-se em regime de Assembleia Geral Extraordinária (AGE), contando com a presença de 19 sócios, quando foi apresentada uma proposta de reforma estatutária, sendo aprovada de forma unânime pelo quadro social presente. Dando início à AGO, a secretária Evilyn Simão de Oliveira apresentou o relatório social da cooperativa relativo à gestão 2019/2021 e relatou todas as atividades realizadas nesse período, dando ênfase aos projetos “A Brincadeira Agora é Doar”, realizado no dia das crianças do ano de 2020, arrecadando 150 brinquedos junto à comunidade taperense e os  distribuindo entre as crianças, do berçário ao 5º ano; “Paz Sem Frestas”, projeto idealizado com o objetivo de utilizar caixas de leite recicladas para forrar casas com frestas na comunidade da Vila Paz; e “Alimentando a Cooperação”, atividade realizada em conjunto com a Sicredi Integração Rota das Terras em alusão ao Dia de Cooperar – Dia C, ocasião em que foram arrecadados alimentos, sendo possível a montagem de 22 cestas básicas, estas distribuídas às famílias de alunos da escola.

Dando sequência à assembleia, o tesoureiro da COOEPAZ, Ruan Bernardo Ferrari, apresentou o relatório financeiro da cooperativa, divulgando o resultado final das movimentações na gestão 2019/2021, que foi de R$ 56,00 e, conforme prevê o estatuto social da cooperativa, dividido entre Fundo Empreendedor (50%), Fundo de Assistência Técnica Educacional e Social – FATES (40%) e Fundo de Reserva (10%). Após apresentação dos relatórios, a sócia e membro do conselho fiscal, Amanda Matos Moreira, apresentou parecer favorável, sendo votada e aprovada pela totalidade dos sócios presentes.

Seguindo a ordem do dia da assembleia, apresentou-se a chapa para compor o conselho de administração e o conselho fiscal na gestão 2021, bem como seu plano de gestão. Elegeram-se de forma unânime os conselhos, iniciando na mesma data sua gestão.

A nova equipe ficou assim formada:

Conselho de Administração: Presidente Evilyn Vithória Simão de Oliveira; Vice-presidente Brenda Gabriela Bervian; 1º Secretária Emily Simão de Oliveira; 2º Secretário Anthony Gabriel Melo de Campos; 1º Tesoureiro Nilmar Gabriel de Matos Prates; 2º Tesoureiro Ruan Bernardo Ferrari; Diretora de Cultura Giovana Brandão Ferreira; Diretor de Pesquisa Guilherme Vieira Sturzbecher e Diretor De Divulgação Witor Daniel Tuchtenhagen Gonçalves.

Conselho Fiscal Efetivo Emili da Silva Cavalheiro, Amanda Matos Moreira da Silva e Henri Cassiel Graff Mattos; Conselho Fiscal Suplente: Andrieli dos Santos Oliveira, Alana Moreira dos Santos e Camila Kretzmann.

A recém eleita presidente Evilyn deixou sua mensagem: “A cooperativa foi algo diferenciado em nossa escola. Já nos proporcionou várias experiências, viagens e projetos realizados entre cooperativa e escola, na qual gera união entre alunos, escola e comunidade. Crescemos muito!”. Evilyn finalizou falando sobre o sentimento de ter sido sócia-fundadora e a 1º secretária no conselho de administração que iniciou a história da COOEPAZ: “Me sinto orgulhosa em ajudar. Sei que evoluímos e agora temos novos olhares, vivenciamos uma nova forma de aprender. A cooperação já faz parte de nossos dias e a COOEPAZ trouxe muitas coisas boas para nossas vidas”.

O presidente da Sicredi Integração Rota das Terras RS/MG, de Tapera, Sérgio Luiz Tonello, também fez um depoimento: “O primeiro objetivo de uma cooperativa escolar é que seus associados cresçam enquanto seres humanos; citando um dos princípios do cooperativismo, que é o interesse pela comunidade, e que vocês desenvolvem muito bem. A cooperativa COOEPAZ não é hoje só uma cooperativa escolar, mas uma cooperativa que tem a consciência de que, para a escola andar bem, a comunidade precisa andar bem. Vocês já estão extrapolando os limites escolares e desenvolvendo vários trabalhos na comunidade”, disse.

Sérgio encerrou sua fala com a mensagem de a unidade ser um princípio primordial na cooperativa: “Ninguém cresce na vida sozinho, sempre precisamos de pessoas. Mesmo que tenhamos a melhor tecnologia, precisamos de amigos, e uma cooperativa justamente prega a união de pessoas para que todos possam ganhar”.

A atual gestão tem como meta a continuação do trabalho realizado até o momento, uma tarefa de levar à comunidade escolar o espírito cooperativo, multiplicando o bem e proporcionando crescimento a todos. A AGE e AGO foram transmitidas ao vivo via Facebook no perfil da COOEPAZ e continua disponível para visualização.