Tapera
CRBM orienta motoristas com dicas de segurança nas estradas no inverno
23 agosto 2021 | Tapera
Compartilhe:

Quem anda pelas estradas deve redobrar a atenção neste período de inverno. São várias as intempéries que podem interferir na dirigibilidade do veículo, como chuvas, cerração, neblina, etc. Dirigir sob condições climáticas ruins, com ocorrência desses fenômenos, exige maior cautela dos motoristas. Além de reduzir a visibilidade, a água acumulada na pista diminui a aderência dos pneus e dificulta manobras de emergência.

Umas das medidas importantes para dirigir sob chuva tornou-se lei, que é manter o farol aceso mesmo durante o dia. “Essa simples cautela permite que se perceba mais rapidamente a aproximação de veículos que trafegam no sentido contrário, o que aumenta o tempo de reação diante de situações de risco”, comenta o 2º Sargento Lisandro Aguirre de Oliveira, comandante do CRBM de Tapera. O motorista deve levar em conta que a velocidade máxima permitida na rodovia é determinada para o tráfego em condições normais. Sob chuva, neblina e cerração, é recomendável reduzir a velocidade.

Outra dica importante é em relação ao uso correto do pisca-alerta. “É comum motoristas acionarem as luzes de emergência em situações de pouca visibilidade e tráfego lento. Esse procedimento, no entanto, é um erro. Em nenhum caso deve-se circular com o pisca- alerta ligado. O pisca alerta só deve ser acionado com o veículo parado, preferencialmente em uma área segura”, explica Aguirre.

É importante ainda que os motoristas chequem as condições do veículo sempre antes de pegar a estrada. “É preciso verificar os freios e a calibragem dos pneus, inclusive do estepe. Pneus desgastados prejudicam a frenagem e podem derrapar, aumentando o risco de acidentes. Importante também verificar o funcionamento das lanternas e dos limpadores de para-brisas”, diz o comandante.

Antes de começar a viagem, o condutor deve se certificar de que todos os ocupantes do veículo estejam com o cinto de segurança afivelado corretamente. O equipamento pode salvar vidas em caso de acidentes, e é obrigatório para o motorista e os passageiros, inclusive os que viajam no banco de trás.

Se, mesmo com todas as precauções, o condutor perceber que a visibilidade está comprometida com a chuva, o melhor a fazer é procurar um posto de serviço ou local seguro, e de preferência, fora do acostamento; parar até a chuva diminuir e, somente então, retomar a viagem.