Saúde Tapera
Cuidados com a dengue não devem ser esquecidos
5 março 2021 | Saúde Tapera
Compartilhe:

Os trabalhos no combate à dengue continuam normalmente no município de Tapera, sendo realizadas visitas diárias de rotina, bem como fiscalização de pontos estratégicos de forma quinzenal. Atendimentos a denúncias de locais que contenham focos de água parada também estão em curso.

No dia 22 de fevereiro, iniciou-se o Levantamento Rápido de Índices (Lira), no âmbito do qual são coletadas amostras de larvas e pupas que são encaminhadas para análise no Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen) de Passo Fundo.

Com relação ao grande número de mosquitos relatados pela população, o que se estima é que, devido à elevada quantidade de chuvas, bem como a alta temperatura, tenha-se criado um ambiente propício para a reprodução do Aedes Aegypti. Em contraponto, no Lira realizado em outubro de 2020, foi diagnosticado um baixo índice de infestação pelo mosquito.

Apesar das atividades e esforços para o efetivo controle do mosquito, é indispensável que cada morador cuide de sua residência e evite o acúmulo de água parada em vasos de plantas, pneus, entulhos ou outros materiais.