Dia do Contador: empresária Tertuliana fala sobre a atividade profissional
27 setembro 2021 |
Compartilhe:

Por: Tauana P. da Costa- Jornalista do Jornal da Integração

 

No dia 22/09 foi o Dia do Contador.

Tertuliana Maldaner Hubner é contadora e sócia-administradora do Escritório Contábil MBM LTDA., em Tapera, com seu esposo Vilson Hubner. É formada no Curso Técnico em Contabilidade do Instituto Estadual de Educação Nossa Senhora Imaculada (1994 a 1996) e bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade de Passo Fundo (1997 a 2001).

Ela já atuou no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tapera (1995 a 2001) como secretária, na Cooperativa Tritícola Taperense LTDA. (2001 a 2002), também como secretária, e no Escritório Contábil MBM LTDA. (2002 até os dias atuais) como contadora e sócia-administradora. Entre suas participações, estão os cursos técnicos nas áreas trabalhista, fiscal, contábil e de Imposto de Renda, tanto presencial como online, além de seminários contábeis e convenções estaduais promovidas pelo Conselho Regional de Contabilidade do RS.

A trajetória de Tertuliana na área iniciou quando escolheu fazer o Curso Técnico em Contabilidade do Instituto Imaculada. Na época, havia a opção de Magistério, Científico ou o Técnico em Contabilidade para fazer durante o Ensino Médio.

“Tive grande facilidade com os números e o que mais gostava de fazer era fechar os balanços manualmente, depois de ter efetuado os lançamentos contábeis e razonetes, onde o ativo e o passivo precisam fechar no mesmo valor. E quando não fechava, conferia novamente os lançamentos e refazia os cálculos até conseguir fechar. E era uma grande alegria!”, comenta.

Segundo Tertuliana, quando chegou a época de fazer o vestibular, ela ficou em dúvida entre Ciências Contábeis e Psicologia. “Mas Psicologia era um curso mais caro e em turno integral, e eu já trabalhava no Sindicato na época”, completa. Então, ela começou a cursar Contábeis na UPF em Passo Fundo. “A base que tive no Curso Técnico facilitou bastante o andamento dos estudos”.

A contadora formou-se em 2001 como Bacharel em Ciências Contábeis, e logo em seguida, no ano de 2002, surgiu a oportunidade de adquirir um escritório contábil que pertencia a Jussara e Umberto Muller, os quais estavam de mudança para outro estado.

O Escritório Contábil MBM já existia no mercado há 10 anos, sendo que o nome MBM se refere as iniciais dos sobrenomes dos sócios fundadores (Maldaner, Brunori e Muller). Em 2002, quando Tertuliana e sua sócia Gabriela Scapini de Ávila o adquiriram, optaram por continuar com o nome empresarial, pois já era conhecido no mercado.

No início, conforme Tertuliana, ela teve bastante dificuldade em se adaptar como proprietária de uma empresa e com todas as responsabilidades que isso envolve. “E também nunca tinha trabalhado na prática com a Contabilidade. Então, foi um grande desafio”, frisa.

Um tempo depois, Gabriela vendeu a sua parte no escritório para ela e seu esposo Vilson, que já tinha uma grande experiência no setor do Agronegócio e passou a cuidar desse setor no escritório (parte das declarações de renda e ITR). Então, ele buscou a formação no Instituto Imaculada como Técnico em Contabilidade.  Um tempo depois, ele foi escolhido como representante dos colegas da Contabilidade dos municípios de Tapera, Lagoa dos Três Cantos e Selbach, sendo Delegado Regional do CRC/RS no período de 2012 a 2020. Hoje, além do setor do agronegócio e de atender os clientes, é Vilson quem cuida da parte financeira do escritório. Ele também tem outras atividades profissionais: é agricultor e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tapera e Lagoa dos Três Cantos. “No início, a sala do escritório era alugada, e em 2010, conseguimos adquirir a sala própria do escritório, onde funciona até hoje, na Avenida Dionísio Lothário Chassot, 195”, disse.

Neste ano, Tertuliana completa 19 anos de atuação como contadora no MBM. Para ela, é uma enorme satisfação poder auxiliar as pessoas em seus empreendimentos e atividades, e afirma que também há situações desafiadoras na vida dos empreendedores. Diante desses desafios, o contador também é aquele que orienta e que pode auxiliar o contribuinte ou a empresa em diversas situações.

Na Contabilidade e em qualquer profissão, segundo ela, “a atualização constante é de suma importância. A legislação muda constantemente e é preciso estar atualizado para poder passar as melhores orientações ao cliente”, comenta.

A tecnologia impactou bastante a Contabilidade e é uma importante aliada, pois facilita o trabalho. “Hoje a maioria das notas são eletrônicas, [além do] uso de sistemas tanto por parte das empresas como do escritório ou do fisco. A própria pandemia trouxe mudanças em procedimentos que antes eram presenciais, e hoje, é possível fazer de forma online”.

Como conselho para os futuros contadores, Tertuliana ressalta que “a Contabilidade é uma profissão que exige muito estudo, muito foco, concentração, muita responsabilidade – pois trabalhamos com a vida financeira das pessoas e empresas. Também é uma profissão muito importante no contexto da economia como um todo, contribuindo para a eficiência e o desenvolvimento dos setores público, privado e entidades do terceiro setor. Então, digo aos futuros contadores que a Contabilidade tem um campo de atuação muito grande e muito importante. Estudem, mantenham-se atualizados e com certeza, conseguirão ser bons contadores”.

A profissional concluiu com uma mensagem: “Agradeço a todos os nossos clientes, que nos permitem exercer a Contabilidade e auxiliar as pessoas e empresas em seus empreendimentos e atividades. Também um agradecimento especial a toda nossa equipe de trabalho, sendo que cada um é responsável por uma área dentro do escritório: Contábil, Fiscal, Societário, Setor Pessoal (folha de pagamento e social). É uma alegria poder desempenhar esta profissão. Acompanhei o trabalho do Vilson enquanto Delegado do CRC e posso dizer também que nosso município e arredores possuem excelentes profissionais na área contábil. A troca de ideias e o bom relacionamento com os colegas é um diferencial que só engrandece a profissão”.