Dia do Nutricionista: muito mais do que alimentação saudável
6 setembro 2021 |
Compartilhe:

No dia 31 de agosto é comemorado o Dia do Nutricionista.  Esta data visa homenagear o profissional responsável por planejar programas de alimentação para as pessoas, além de preparar dietas específicas para ajudar a melhorar a qualidade de vida e saúde dos seus pacientes.

Os nutricionistas podem atuar nos mais diversos segmentos do mercado, desde em hospitais, escolas, ginásios esportivos, clínicas particulares e etc.

O Jornal da Integração conversou com a nutricionista selbachense Juliana Kohler, que atua no Hospital Roque Gonzalez de Tapera.

 

Juliana iniciou sua trajetória profissional no ano de 2009, quando realizou vestibular extraordinário (fora de época) na Universidade federal de Santa Maria (UFSM), após refletir sobre diversos cursos (fonoaudiologia, farmácia, psicologia). “A decisão pelo curso surgiu na vontade de querer aprender sobre como o alimento pode auxiliar na saúde, qualidade de vida e longevidade da pessoa”, conta Juliana.  Além disso, as possibilidades de diversas áreas de atuação também levaram ela a decidir sobre esse curso.

Após formar-se, Juliana estudou para diversos concursos públicos, e em 2014 foi chamada para o cargo de Nutricionista na cidade de Selbach, onde atua até hoje na área clínica da secretaria municipal de saúde. Após, ela realizou diversas consultas nutricionais (perda e ganho de peso, aumento de massa muscular, controle de glicose, controle de exames laboratoriais) além de palestras sobre alimentação saudável. Também, no ano de 2020 iniciou uma nova jornada no Hospital Roque Gonzalez de Tapera, onde atua na parte clínica e gestão da unidade de alimentação e nutrição.

Também, está em fase de conclusão de pós graduação em obesidade e emagrecimento.

Conforme a nutricionista, essa área vai muito além de calcular uma dieta para emagrecer. “Cuidar da saúde da pessoa, tratar alguma patologia ou garantir a qualidade higiênico- sanitária fazem parte também das ações de nós profissionais. Essa profissão é recente, mas cada vez mais se mostra com mais importância e destaque”, completa Juliana.

Com a pandemia, o que percebe-se é que houve um aumento expressivo de crianças e adultos com diagnóstico de sobrepeso e obesidade, havendo o excesso de consumo de alimentos ultraprocessados, rápido e fáceis para o consumo, como frituras, hambúrgueres, sorvetes, refrigerantes, salgadinhos entre outros. Além disso, a falta de sair de casa e praticar algum exercício físico também elevou esse quadro.

Juliana questiona: “Todo mundo se acha um pouco nutricionista né? Quando comenta ou indica alguma dieta, chá ou alimento para outra pessoa. Ou até mesmo na internet as pessoas acreditam em dietas milagrosas, chás ou cápsulas emagrecedoras que prometem resultado rápido em pouco tempo.  Porém, é o profissional formado em nutrição que estudou para isso que é o mais indicado para te orientar nas suas dúvidas e auxiliar nas suas expectativas”. Milagres não existem, o que realmente funciona é alimentar-se corretamente com alimentos de verdade (arroz, feijão, carne, ovos, frutas, legumes e verduras e água) e realizar atividade física frequente. “É adotando um estilo de vida saudável que vai resultar em um bom funcionamento do organismo, fortalecimento do sistema imunológico e efeito protetor para diversas doenças além de manter o corpo com peso adequado”, comenta a nutricionista.

Diante disso tudo, o ato de se alimentar vai muito além de ingerir calorias, envolve hábitos culturais, emocionais, biológicos. “Uma alimentação de qualidade envolve ingerir os nutrientes responsáveis pelo bom funcionamento do corpo, como as vitaminas, sais minerais, carboidratos, gorduras e proteínas. Uma alimentação saudável e balanceada é o que vai fornecer ao organismo todos os nutrientes nas quantidades necessárias. Isso tudo fará com que você tenha mais qualidade de vida e longevidade. Procure uma nutricionista para te auxiliar nisso, certamente sua saúde vai lhe agradecer”, conclui Juliana.